Grupo de São José dos Campos de São Paulo se apresenta no calçadão de Ponta Grossa

A Caravana dos Pássaros Errantes foi apresentada na manhã de sábado, às 10 horas, no calçadão de Ponta Grossa. A apresentação faz parte da 46° Edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). O grupo Nômade teve início em 2014 e foi um dos selecionados para participarem do Festival.

Com a caracterização de ciganos, Ana Cristina Freitas e Jonas di Paula, narraram a história de dois ciganos, desde o casamento, o nascimento do filho até o desentendimento com um comerciante bem-visto na cidade. Mesmo com ameaça de chuva, a adesão do publico que circulava pelo calçadão foi grande. Letícia Santana de Padro levou a família para ver o teatro de rua. “Achei bem legal a cultura cigana, eu não conhecia nada. As crianças gostaram bastante.”

Rosana Divina Furtado, voluntária do Fenata desde 2016 e estudante de artes destacou a importância de se ter apresentações em espaços publico. “No teatro fechado as pessoas não tem uma noção de merecimento, acham que não tem roupa para ir ou que não é ambiente pra elas, é a mesma coisa com arte na rua e arte em museus.”

Sandra Borsoi, Coordenadora Geral do Fenata ressaltou que o principal motivo das apresentações sem custo e em vias públicas se deve a sensibilização do publico e o contato com a peça mais do que popularizar o teatro. “O teatro vai até os diferentes grupos, entra nos locais porque é direito desses grupos o acesso à cultura, é um direito humano e uma questão de humanidade.” Diversas apresentações do Fenata terão como palco escolas, vias públicas, asilos e até o presídio de Ponta Grossa.

Sobre a noite de estreia em que a peça A Vida em Vermelho com a participação de , Sandra Borsoi comentou que a procura foi grande. “Lotamos o Opera na noite de estreia muita gente ficou sem ingresso e não podemos esquecer que aquela foi apenas a abertura terão muitos outros espetáculos.”

A próxima apresentação no calçadão será na terça-feira às 10 horas com Truques e Trambiques da Rué La Companhia de São Paulo.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário