Grupo Renascer realiza XVI Fórum de Direitos Humanos

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na última sexta-feira (17), o XVI Fórum de Direitos Humanos e XVII Seminário da Diversidade Sexual dos Campos Gerais. O evento teve como tema os avanços e retrocessos dos direitos LGBT.

A mesa contou com a presença de sete convidados, entre eles Rubens Gonçalvez, estudante transexual de Educação Física da UEPG e Fernanda Riquelme, travesti que atua como secretária e tesoureira do Grupo Renascer. Foi realizada também, às 19 horas, uma palestra mediada por Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Nas falas dos componentes da mesa foram expostas questões importantes, como o fato de o Brasil ser o país que mais mata LGBT’s no mundo. Fernanda Riquelme destacou que a expectativa de vida das travestis brasileiras é de 30 anos. Atualmente com 55 anos, ela fala sobre o envelhecimento da categoria e expressa felicidade em ver transsexuais dentro das universidades por todo o país.

Rubens Gonçalves registrou seu agradecimento ao grupo Renascer, que teve um papel decisivo no apoio psicológico e em seu tratamento hormonal na transição. Ele relata que chegou a usar hormônios clandestinos por cerca de três anos até receber o auxílio do projeto.

O evento foi realizado pelo Grupo Renascer, ONG destinada ao apoio à população LGBT com a parceria da Fundação Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Assistência Social, entre outras entidades de Ponta Grossa.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário