Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!

O Espaço Chic Chic, no SESC de Ponta Grossa, recebe na noite deste sábado, 10, a formatura dos alunos de práticas circenses. O espetáculo Revelações apresenta números de trapézio, lira, tecido duplo, mágica, malabarismo, monociclo, perna-de-pau e palhaços. As aulas foram oferecidas gratuitamente em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e o SESC local, e ministradas por integrantes da trupe Família Salgueiro, desde junho deste ano para uma turma de 12 alunos.

De acordo com Fábio Ansolin, responsável pelas atividades circenses do SESC, “o circo não é muito difundido no Paraná, se tornando até um pouco marginalizado em alguns casos. E é por isso que buscamos trazer aulas circenses para Ponta Grossa”.

Ansolin explica que o projeto surgiu em 2010, quando Alfredo Mourão, da SMCT, viu o trabalho do grupo Fundacam, de Campo Mourão, e trouxe a ideia para o SESC. A partir daí, em agosto daquele ano, foram formadas duas turmas, com cinco professores e uma preparadora física. Este grupo se formou no final de 2010 e alguns continuaram em 2011. Em junho começou outra turma, com 20 alunos, dois professores e um preparador físico.

Família Salgueiro

Há dez anos, uma trupe circense fixou residência em Ponta Grossa. É a Família Salgueiro, composta pelos patriarcas Sandra e Gilberto Salgueiro e seis filhos. Gilberto nasceu embaixo das lonas do circo em Porto Alegre e Sandra, de Curitiba, fugiu com o circo por causa do namorado que resultaria em um casamento que está fazendo 30 anos. Todos os filhos seguem o ramo circense e um deles, inclusive, está em turnê com uma trupe pela Nova Zelândia.

Espetáculo Revelações
Quando: 10/12