Humai-UEPG inaugura acervo literário e audiovisual

Inaugurado no primeiro dia de setembro, o Projeto Cinemateca do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) é o novo espaço de acervo literário e audiovisual da brinquedoteca do Hospital, intitulado CineMundo.

A Cinemateca foi concedida pela empresa Caminhos do Paraná e viabilizada pela da Lei de Incentivo à Cultura, com a realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura. De acordo com Maria Cristina Roque Ferreira, diretora do Humai-UEPG, o projeto complementa o acervo já existente no Hospital. “O Humai sempre disponibilizou livros e DVDs infantis na brinquedoteca para as crianças internadas, assim como nas enfermarias com os pen drives para a exibição de filmes nos televisores”, afirma.

O CineMundo, espaço reservado para a exibição dos filmes do acervo da cinemateca, também proporciona teatro de fantoches e atividades culturais para as crianças internadas no Hospital. “O conteúdo dos livros e filmes são fábulas e contos da literatura infanto-juvenil. Majoritariamente, os temas das histórias são popularmente conhecidos e temos produções de grandes autores da literatura brasileira em nossos arquivos”, diz Maria Cristina. A estrutura da cinemateca contempla um sistema de projetor, tela de projeção e estantes para os livros infanto-juvenis, e entre eles, dois livros impressos em braile.

Por conta da pandemia do Covid-19, o projeto adaptou o seu funcionamento em decorrência da necessidade de isolamento social, concedendo o espaço do CineMundo apenas para o uso individual dos pacientes. A diretora ainda reitera que planeja a reabertura do espaço para atividades interativas após o período pandêmico. “Assim que possível, todos os cuidados serão tomados para abertura de horários das sessões de cinema e atividades culturais, com participação da comunidade universitária neste projeto”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário