III Ciclo Descomemorar Golpes inicia hoje com debate sobre documentário

Entre os dias 29 de março e 2 de abril, serão realizadas uma série de atividades como painéis temáticos e exibição de filmes com debates sobre a ditadura militar no Brasil. A programação integra o III Ciclo Descomemorar Golpes, evento que busca rememorar o período de autoritarismo político e refletir sobre a defesa dos direitos humanos e da democracia.

Nesta terça-feira (29), às 17 horas, na sala A-17 do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, será exibido o documentário “Calabouço – 1968, um tiro no coração do Brasil”, seguido de discussão sobre a ditadura militar e a participação dos estudantes nos movimentos de resistência ao regime. Os convidados para debater o documentário são o professor da educação básica José Alexandre da Silva, mestre em Ensino da História pela UEPG e doutorando em História Política pela UEM, e a historiadora e mestranda em História pela UEPG Ana Flávia Barboza, integrante do grupo de pesquisa de História da Educação da UEPG.

O evento é realizado pelo Departamento de Jornalismo e Agência de Jornalismo, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Mestrado Profissional em História, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Geografia, projeto de extensão Cultura Plural, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais e Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Confira a programação completa:

29/03/2022 – 17h: Mostra Documental (Cultura Plural). Portal A-17 (Bloco A – Campus Central UEPG). Coord.: Karina Woitowicz

30/03/2022 – 20h (atividade remota): Marcas do regime militar no cotidiano dos paranaenses. Painelistas: Angela Ferreira (UEPG) e Carla Luciana Silva (Unioeste). Mediação: Paulo Mello

31/03/2022 – 20h (atividade remota): Registrar desrespeitos e denunciar agressões em defesa das lutas coletivas. Painelistas: Aluízio Palmar (Centro de DHs Foz do Iguaçu), Miliandre Garcia (UNESPAR), Regis Clemente Da Costa (UFFS). Mediação: Sérgio Gadini

02/04/2022 – 19h: Diálogo após exibição do filme ‘Marighella’. Local: Espaço cultural Pré-assentamento Emiliano Zapata (MST em PG). Coord.: Hebe Gonçalves

Nenhum comentário

Adicione seu comentário