Inscrições abertas para cursos de extensão em cultura

Em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead) e a Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX/UEPG), a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC – Paraná) oferta cursos de extensão em cultura gratuitos à população. Os cursos fazem parte do Programa de Capacitação de Formação em Cultura e utilizarão a modalidade de ensino à distância.

São três cursos distintos direcionados ao público geral das áreas da cultura: “Fundamentos em cultura”, ministrado pela docente da Licenciatura em Artes Visuais da UEPG e diretora da DAC, Sandra Borsoi; “Introdução às políticas públicas culturais no Brasil” e “Elaboração de projetos culturais”, ambos ministrados pela superintendente da FAUEPG e diretora da ABC Projetos Culturais, Alessandra Perrinchelli Bucholdz. As inscrições para o primeiro curso já foram encerradas.

Para os cursos de “Introdução às políticas públicas culturais no Brasil” e “Elaboração de projetos culturais”, que terão início nos próximos meses, as inscrições continuam abertas. É necessário ter um cadastro atualizado de Agente Cultural no Sistema de Informações da Cultura para realizar a inscrição. Ao inserir o CPF neste link e acessar o cadastro de Agente Cultural, é possível escolher um ou mais cursos. Após assinalar o Termo de Responsabilidade e finalizar o cadastro, é só aguardar o contato da UEPG por e-mail.

Os cursos têm carga horária de 30 horas e oferecem certificados, que serão disponibilizados posteriormente no site da PROEX. Para saber mais sobre os cursos, acesse o link.

Serviço

– “Introdução às políticas públicas culturais no Brasil”, por Alessandra Perrinchelli Bucholdz.

Período de realização: 23/09/2021 a 27/10/2021.

Ementa: Aspectos históricos das articulações para uma política cultural no Brasil; instrumentos de políticas públicas, desafios para a construção de uma política cultural plural.

Objetivo: Entender os principais instrumentos de políticas públicas e de planejamento também se constitui numa ação preponderante, como meio de possibilitar discussões sobre esses instrumentos e caminho para utilizá-los de forma mais efetiva.

– “Elaboração de projetos culturais”, por Alessandra Perrinchelli Bucholdz.

Período de realização: 28/10/2021 a 01/12/2021.

Ementa: Leis de incentivo à Cultura; elaboração de projetos.

Objetivo: Trazer concepções básicas de como modelar um projeto, pensando em inseri-lo em editais ou programas de fomento e incentivo à cultura e em proporcionar um roteiro de trabalho eficiente.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário