Inscrições para o Fenata terminam na próxima semana

Reconhecido pela participação de grupos teatrais de todo país, aos 48 anos de história, o Fenata não terá apresentações. Por conta da pandemia, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, responsável pelo evento, optou pela realização de um concurso de textos dramatúrgicos. Interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 02 de outubro.

As dramaturgias podem ser inscritas nas modalidades: nacional, estadual ou regional. A seleção será feita por uma curadoria composta por profissionais da área teatral. Ao todo, serão indicados três escritos nacionais, dois estaduais e dois dos Campos Gerais. A avaliação dos textos inscritos levará em consideração a originalidade da obra, construção/consistência dos personagens, coerência/unidade dramática, desenvolvimento da trama e domínio da Língua Portuguesa. Os textos selecionados serão premiados em R$ 3,4 mil e vão compor o livro A Cena Dramatúrgica Brasileira.

Segundo a organização, o novo formato é uma oportunidade para o surgimento de novos dramaturgos no cenário nacional.

Além do concurso, estão previstas palestras e contação de histórias nos meses de novembro e dezembro. As obras finalistas serão divulgadas em 09 de novembro, no site oficial do 48º Fenata. A publicação e lançamento do livro com os textos premiados deve acontecer até abril de 2021.

Inscrições

Podem participar do concurso artistas maiores de 18 anos. Cada concorrente pode inscrever apenas um texto. A dramaturgia deve ser inédita e não pode se configurar como adaptação de obras de outro autor. O concurso vai receber até 400 inscrições. A obra pode concorrer nas categorias Adulto ou Infanto Juvenil.

A inscrição e o envio do texto devem ser feitos via e-mail (fenata.uepg@gmail.com). O artista precisa anexar uma ficha com os dados do texto, dados do autor (a) e um breve currículo. O texto pode ser inscrito em apenas uma modalidade (Nacional, Paraná ou Campos Gerais). A autoria da dramaturgia precisa ser comprovada através de registro na Biblioteca Nacional ou em outro órgão competente.

A obra deve ser enviada no formato PDF com as seguintes especificações: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 2 (dois), folhas numeradas, em tamanho A4. O arquivo não pode conter nenhuma informação que possibilite identificar a autoria do texto, sob pena de desclassificação.

Ao finalizar a inscrição, o autor recebe um número de protocolo. O código é a única identificação do texto e vale como comprovante de inscrição.

regulamento completo está disponível no site do Festival.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content