Jacu Rabudo chega à 3ª edição

‘-Topa jogá bolinha, piazada?’. Quem viveu nas décadas de 1950 e 1960 em Ponta Grossa com certeza já ouviu essa expressão, referindo-se ao jogo de bolinhas de gude. Essas e tantas outras expressões foram reunidas no livro ‘Jacu Rabudo’ por Hein Leonard Bowles, professor titular aposentado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde chefiou a EdUEPG por vários anos, e editor-chefe da TodaPalavra Editora.

A obra, que chega às terceira edição em 2012, revista e ampliada, agrupa a linguagem coloquial da cidade em mais de 170 páginas, distribuídas em 47 temas. “Mantive todo o conteúdo das outras edições, que representa 80% do livro, e coloquei mais algumas expressões e um novo tema, que trata do jogo de bolinhas de gude”, conta o pesquisador.

O livro é um dos maiores sucessos editoriais de Ponta Grossa, com cerca de dois mil exemplares comercializados, ficando por quase dois meses como o mais vendido na Letras Megastore. “Acredito que o sucesso da obra é pelo seu caráter de identidade. As pessoas se reconhecem nas expressões. Além disso, o livro tem uma dinâmica, são pessoas conversando”, diz Bowles. Ele afirma, porém, que não tem a possibilidade de se fazer uma nova versão da obra. “Ela tem uma base muito boa, mas esse é um universo finito”.

Jacu Rabudo
Autor: Hein Leonard Bowles
Editora: TodaPalavra Editora
Edição: 3ª
Ano: 2009 / 2012
Onde comprar: Livrarias Curitiba
Valor: R$ 30

“Este é um livro que a família lê junto”, acredita a professora aposentada e coordenadora do Bando da Leitura, Lucélia Clarindo. Ela lembra que sua família passou o Natal e Ano Novo lendo e rindo com a primeira edição do livro. “Meu filho carrega esse livro pra todo lugar. Ele levou para os Estados Unidos e traduzia para os amigos dele lá e todos se divertiam muito com o nosso jeito de falar”, conta. Para ela, “cada edição é mais completa ainda”.

Reportagem de Eduardo Godoy

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content