Lançamento de CD de chorinho marca atividades da Semana da Cultura

Os músicos Marcelo Hilgenberg e Diego Coelho participaram da 29ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei com o lançamento do CD ‘Choro entre amigos’. O lançamento aconteceu na última sexta (15), às 20h, no auditório B do Cine-Teatro Ópera.

Os amigos iniciaram a parceria em 2011 tocando em Curitiba. A iniciativa dos músicos, inspirada no chorinho do início do século XX, resultou na produção do CD. “Aos poucos fomos desenvolvendo a ideia e o trabalho, e também tivemos auxilio do Governo Federal para gravar o CD, daí começamos a amadurecer a ideia e procurar desenvolver o estudo dos chorões antigos”, relata Coelho.

Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu foram uns dos grandes compositores escolhidos para compor o CD, além de Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Bonfligio de Oliveira, Joaquim Callado, Álvaro Sandim e Mário Alves. O CD também traz composições dos próprios músicos, Marcelo Hilgenberg e Diego Coelho.

A ajuda financeira para que os músicos concretizassem o projeto veio do Governo Federal, em projeto aprovado pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Para o lançamento, o dueto também convidou alguns músicos amigos da cidade: Fabricio Cunha, Nicolas Pedroso, Fatima Canhotinha e Marcelo Teixeira. Para Diego Coelho, a escolha dos músicos estava excelente: “O pessoal é muito bom, ficou legal, um alto astral bacana hoje”, relata.

Uma das músicas escolhidas no repertório se chama ‘Pupilo’, de autoria de Diego Coelho. Ele conta que essa música é em homenagem a um de seus alunos, que há 9 anos participa das aulas, e o considera como um filho. Coelho também destaca o aspecto infantil que a música traz, principalmente no início da música, com referência a esse aluno.

O CD terá distribuição gratuita para bibliotecas e unidades culturais. Para quem foi prestigiar o lançamento, os cd’s estavam sendo vendidos no valor de 15 reais.

Reportagem de Cássia Aguiar

Nenhum comentário