Leitura como o principal objeto de ensino para as novas gerações

por Jessica Santos

A importância do livro e do jornal no processo de construção de novos leitores, esse foi o tema abordado pelo escritor e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna. A palestra aconteceu nessa quinta-feira, 03, no Cine-Teatro Ópera, e contou com a parceria entre Flicampos, Projeto Cidadão do Futuro e o jornal Diário dos Campos. Professores e alunos da rede pública participaram do evento.

O conteúdo da palestra foi elaborado a partir de experiências biográficas do jornalista, que ressaltou a importância da leitura em sua vida. Para Romano, ler está intimamente ligado ao indivíduo e contribui para modificá-lo. O jornalista salienta a influência que seus pais tiveram em seu gosto pela leitura. “Meu pai lia muito, e minha mãe tinha um caderno no qual anotava vários poemas que ela gostava, não seria o leitor ávido que sou hoje sem meus pais”, diz.

Professores presentes no evento avaliaram como a leitura familiar estabelece influência sobre os seus alunos: “O jornal é o mais lido entre os familiares das crianças das quais ensino, pois  tem um conteúdo mais real,  supre a necessidade de ler, e faz uma ponte entre a escola e a família”, comenta a professora Sandra Mara Ramos. “Se a leitura começar em casa, na escola tudo fluirá mais facilmente”, completa.

Entre outros temas, as bibliotecas públicas também foram bastante abordadas na fala de Affonso. Segundo seus dados, há 6.000 municípios no Brasil, e apenas 3.000 bibliotecas públicas, ou seja, mais da metade da população do interior não têm contato com os livros. Isso, para o escritor, e uma má evolução educacional.

O jornalista prevê que futuramente, a população jovem será mais assídua no que diz respeito à leitura, não somente de livros, mas igualmente de jornais e revistas. Não obstante, Affonso  afirma que a Flicampos estabeleceu um contato imediato com a leitura, o que facilitou o acesso ao mundo dos livros.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário