Linguagens Convergentes leva jovens e adultos ao mundo da literatura e das artes

Na manhã da última terça-feira (17), alunos dos colégios de Ponta Grossa receberam uma oficina na Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei com o autor Luís Fernando Cheres e a artista plástica Luizana Pellizzari Vittet, no evento intitulado “Linguagens Convergentes”. O escritor expôs seu livro “Um beijo longe dos lábios” e a artista apresentou suas obras de arte, expostas no hall de entrada da biblioteca.

No livro, repleto de contos, o autor trabalha a linguagem dos jovens, diante de olhares curiosos e atentos dos presentes. “É a coisa mais gostosa do mundo, quando você se reúne com uma turma de jovens e alunos e percebe que eles manifestam algum interesse”, relata Luís Fernando Cheres.

O escritor observa que a maioria dos jovens gosta de ler, mas a escrita ainda permanece distante de suas vidas. “A gente começa a mostrar para eles que existe um mundo do ler e do escrever, que esse mundo também é importante, embora seja totalmente diferente do mundo da televisão e do videogame”, analisa.

Em uma roda de conversa, o debate envolveu as características e os enlaces do livro de Luís Fernando com as obras repletas de grafiti com colagens e frases da arte de Luizana. O diálogo fez o público pensar nas relações entre o texto e os detalhes, que vão criando um desenho abstrato com traços que se juntam com as figuras da colagem para representar uma linha imaginaria entre os quadros.

A artista plástica Luizana Vittet aborda aspectos presentes em suas obras. “Eu deixo espaços em aberto, considero necessário para respirar e ao mesmo tempo para dizer que essa minha ilustração está inscrita neste espaço, criando uma obra aberta, que é uma característica da nossa geração tanto literária como das artes”.

A oficina encerra com a expectativa de despertar interesse dos alunos pelas artes e pela literatura, proporcionada pela oportunidade de contato com profissionais de diferentes áreas.

SERVIÇO

A exposição “Linguagens Convergentes” fica disponível até esta sexta-feira (20) na Biblioteca Municipal. Mais informações: (42) 3901-1846.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário