Livro de fotos ‘Massacre 29 de abril’ expressa solidariedade à luta pela educação

Estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) buscam apoio financeiro para publicar um livro de fotografias sobre a ação desproporcional da Polícia Militar e do governo estadual contra  os professores do Paraná, no Centro Cívico de Curitiba no dia 29 de abril. O livro ‘Massacre 29 de abril’ resulta da cobertura fotojornalística do episódio e será produzido por meio de financiamento coletivo, na plataforma Catarse, com lançamento previsto para o final de junho. A meta é arrecadar R$ 10 mil até o dia 2 de julho.

A iniciativa é de fotógrafos do projeto de extensão Lente Quente, com apoio da Editora Estúdio Texto e da Seção Sindical dos Docentes da UEPG (Sinduepg). A obra vai retratar em mais de 60 fotografias, de seis fotógrafos, o tratamento do Governo do Estado e da polícia para com os trabalhadores quando mais de 300 manifestantes (professores, servidores públicos e estudantes) foram feridos em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Os fotógrafos registraram momentos de tensão daquela semana, as ações da PM com balas de borracha, bombas, gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra os manifestantes.

A ideia da produção surgiu de uma série de exposições itinerantes em espaços públicos realizada após o episódio do dia 29, por integrantes do Lente Quente. “Percebemos que a importância histórica desses registros deveria ir além das exposições. O financiamento coletivo foi a opção mais viável para viabilizar esse projeto”, conta Angelo Rocha, também autor do livro e fotógrafo.

O financiamento coletivo não visa lucro, somente o custeio do livro e produtos afins. “A produção de um livro dessa forma é um marco para o Lente Quente e para o curso de Jornalismo da UEPG. O projeto, depois de seis anos de atividades, encontrou neste episódio a possibilidade de produzir um material consistente dentro do campo do fotojornalismo e da denúncia”, complementa o fotógrafo José Gabriel Tramontin.

Como apoiar esta ideia

Interessados em contribuir com a campanha de financiamento coletivo devem acessar o sitewww.catarse.me/massacre29deabril. No endereço, o contribuinte escolhe a cota de apoio, que começa em R$ 30, tendo como recompensa uma foto do livro, em formato 10×15, e um DVD do documentário “Massacre 29 de abril”.

As recompensas incluem exemplares do livro, dvds do documentário Massacre 29 de abril, palestras, fotografias em diversos formatos, incluindo a doação de exemplares do livro para escolas e colégios públicos. Após escolher o valor e a recompensa desejados, o pagamento pode ser efetivado por boleto ou cartão de crédito.

Esta modalidade de financiamento permite que a produção configure-se de maneira independente, conferindo ao produto mais credibilidade e compromisso com interesse público. Além disso, o formato garante que colaboradores de diversos setores sociais, em diferentes estados do país, manifestem seu apoio.

André Jonsson, fotógrafo e um dos autores do livro, explica que a campanha tem previsão de encerramento no dia 2 de julho. “Caso o projeto não seja financiado, ou seja, se a meta de R$ 10 mil não for atingida, todos os apoiadores receberão reembolso de 100% do valor. Essa é uma garantia do Catarse”, informa.

Rafael Schoenherr: (42) 9963-9298 – rafaelschoenherr@gmail.com

Fotos e livro: André Jonsson (42) 9118-1972