Mansão Villa Hilda recebe edição especial do Música na Chaminé

Realizado pela Fundação Municipal de Cultura, através do Conservatório Maestro Paulino, o Música na Chaminé visitou, nesta sexta-feira (30), a Mansão Villa Hilda. O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Ijaille, ocorreu pela primeira vez em um prédio histórico da cidade.

De casa cheia, a Mansão recebeu apresentações de estilos variados, do violão clássico ao jazz, totalizando oito apresentações. Nos violões, Rafael Novossad e Enzo de Sordi executaram peças individuais e também como duo. José Carlos Cordeiro, também no violão, tocou uma música de sua autoria em homenagem ao filho. Também apresentaram algumas músicas no piano Diego Willian e o professor Vinícius Fabri. Por fim, o projeto contou com o trio de saxofones com Amauri Júnior, Anthony Ramos e Ramon Rodrigues. Com isso, os alunos têm a experiência de se apresentarem para o público, mesmo antes das audições de classe do Conservatório.

O Música na Chaminé iniciou em 2012, com a mudança para o novo prédio do Centro de Música, e sua primeira apresentação ocorreu na sala da secretaria. Em 2013 o projeto ganhou força e foram realizadas oito apresentações mensais. No ano seguinte, a proposta já estava integrada à programação anual do Conservatório.

Além da música, o público também vivencia conhecimentos diferentes a cada edição. “No início havia certa insistência da minha parte em trazer sempre uma linguagem artística diferente, paralela à música. Pintou a ideia de começar a projetar imagens e linguagens artísticas, mas também textos e poesias de diferentes áreas e temas”, explica Marcelo.

Nessa edição especial, o público também teve a oportunidade de conhecer a história da Mansão Villa Hilda. Construída em 1926 por Alberto Thielen, proprietário da Cervejaria Adriática, a mansão leva o nome em homenagem à sua esposa, Hilda Thielen. A arquitetura e a pintura do interior da Mansão impressionam os visitantes e representam a preservação da história da família e da cidade de Ponta Grossa.

O diretor do Conservatório, Douglas Passoni, esclarece sobre essa nova experiência: “As edições acontecem habitualmente no auditório do Centro de Música. Extraordinariamente, a 35ª edição visitou a Mansão Villa Hilda. A ideia é levar música para dentro deste prédio histórico, hoje sede da Fundação Municipal de Cultura, como um dos presentes oferecidos à cidade no projeto ‘Princesa em Festa’”. Além desta atividade, o Conservatório participou de mais duas: tocar violino em um ônibus em movimento e realizar uma mostra de percussão em um espaço público.

O ‘Princesa em Festa’ é um evento promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa para homenagear os 196 anos da cidade, por meio de uma gincana. Todos podem participar, escolhendo uma das atividades elencadas no site do evento https://www.pontagrossa.pr.gov.br/princesa-em-festa/.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário