Mostra Paranaense de Dança seleciona 26 coreografias em PG para apresentação em Curitiba

A 12ª Mostra Paranaense de Dança, organizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), realizou seletiva em Ponta Grossa neste fim de semana (18 e 19).

Sessenta e sete coreografias passaram pelo palco do Cine-Teatro Ópera nos dois dias de evento. As apresentações foram de vários estilos de dança como: jazz, ballet clássico, contemporâneo, neoclássico, dança do ventre, danças populares, estilo livre, entre outras. Das 22 escolas que se inscreveram para a Mostra, mais da metade são de Ponta Grossa, mas a presença de escolas da região foi expressiva no segundo dia de apresentações.

Dentre as escolas da região, há o Centro de Artes La Bayadère. A professora da escola, Marcela Mendes, conta que este é o quarto ano que seus bailarinos participam. Para ela, o mais valioso é o aprendizado proporcionado pela experiência da participação na seletiva. “Vendo as outras escolas, vendo o trabalho do ABABTG, que é super profissional, de reunir os grupos do Paraná inteiro, da oportunidade de a gente conhecer outros grupos, aprender com outros grupos e com eles também”, comenta.

Em Ponta Grossa, foram selecionadas vinte e seis danças, incluindo três da escola La Bayadère. Quinze coreografias serão apresentadas no Palco Alternativo e onze durante a Mostra Final que acontece no Teatro Guaíra. Todas as coreografias serão apresentadas entre os dias 21 e 23 de junho, em Curitiba. A lista completa dos classificados pode ser acessada no link http://mostraprdedanca.com.br/pgresultado.

O bailarino do Balé Teatro Guaíra e jurado, Rodrigo Castello Branco, conta que dentre os critérios de avaliação para seleção das coreografias estão a técnica, a desenvoltura, o posicionamento cênico, o processo coreográfico, o figurino e o estilo e coerência da música.

Foto por: Barbara Popadiuk

“Tem escolas e escolas. Às vezes a escola tem mais tempo de trabalho e a gente vê que é mais consolidado, como têm escolas que são mais novas, o trabalho não é tão forte ainda”, considera o jurado sem deixar de apontar que a Mostra serve de estímulo para as academias mais novas. “Estimular a dança é algo fundamental à arte, ainda mais nesse momento em que é difícil inserir cultura para as crianças, a importância da sensibilização por meio da dança é fundamental”, completa.

Além de Ponta Grossa, a seletiva passa por mais quatro cidades: Curitiba, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. A seletiva da capital foi a primeira a acontecer, do dia 2 ao dia 5 de maio, e o resultado já está no site. A próxima cidade a receber o evento é Campo Mourão, nos dias 25 e 26 de maio.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário