Museu Campos Gerais reabre com quatro exposições simultâneas

A cerimônia de reabertura do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve início às 19h da última sexta-feira e contou com grande participação do público. O Museu ficou fechado por quatro meses devido à necessidade de uma reestruturação que envolveu a melhoria do espaço físico e a reorganização e distribuição das 13 mil peças que compõem o acervo.

A solenidade foi marcada pela organização de exposições simultâneas. “Paraná – A fotografia de Orlando Azevedo” estampou o salão principal. O fotógrafo explica que toda sua obra é relacionada com a vida no interior: “o Paraná tem uma riqueza de multiplicidade, uma riqueza de gente e de paisagens”, diz Azevedo. Outras três exposições foram apresentadas ao público: “Az, Linotipo – a imprensa no tempo de Hugo Reis”, “Intelectualidades – A trajetória de Wilson Martins” e “Salus – Histórias da saúde em Ponta Grossa”.

A reabertura teve entrada franca, assim como todos os futuros eventos a serem realizados no local. “Este museu vai primar sempre pela sua característica de órgão público, de uma instância pública, nós não vamos cobrar nenhum tipo de atividade”, relata o diretor do Museu, Niltonci Chaves. Esta nova fase do Museu Campos Gerais traz também uma série de novidades, como parcerias com museus como Oscar Niemeyer, Museu da USP, Museu de Fotografia de Curitiba, além da futura realização de feiras culturais e exposições, por tempo determinado.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou durante a cerimônia o desejo de que a população seja visitante do espaço. “O museu é um salto para o futuro, ele prepara o conhecimento para que transformemos a sociedade e façamos com que ela seja diferente. O museu não é coisa morta, ele é vivo”, observa. Além do reitor, estiveram presentes na cerimônia o fotógrafo Orlando Azevedo e autoridades como o deputado Aliel Machado e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

O horário de funcionamento do Museu Campos Gerais é das 8h ás 17h, com um provável reajuste aos domingos, sendo possível agendamento para visitas escolares, com vagas exclusivas para ônibus, com o intuito de atrair cada vez mais as novas gerações para este espaço cultural da cidade.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário