Uma casa de época, repleta de objetos e memórias que remetem ao modo de vida do século XIX. Este é o cenário da Casa Lacerda, museu em estilo luso-brasileiro considerado um dos pontos turísticos da Lapa, região dos Campos Gerais.
Situada no centro da cidade, que é tombado pelo patrimônio histórico, a Casa Lacerda foi construída pelo comerciante português Manoel José Correia de Lacerda, pai do Coronel Joaquim Rezende Correia de Lacerda. O Coronel foi um dos chamados ‘heróis’ do Cerco da Lapa, episódio que marcou a Revolução Federalista, conflito ocorrido em 1893.
Na casa nasceram os 11 filhos do primeiro casamento com Leocádia Cassiana Pereira de Rezende e Manoel. Após Cassiana falecer, Manoel José casou com Thereza Eulália Branco de Rezende e do casamento nasceram mais 3 filhos. Entre os quais, Antonio Correia de Lacerda.
A casa foi construída em 1842 e até hoje é preservada como um dos pontos históricos da Lapa, seguindo as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua arquitetura demonstra como eram os costumes das famílias de classe média do século XIX. O museu conta com quinze peças decoradas de acordo com o estilo da época. Quartos, alcova, sala de estar e de jantar, escritório, cozinha e banheiro permitem uma viagem no tempo, pois preservam as características originais do local.
O museu Casa Lacerda presta ainda uma homenagem a todos que lutaram no Cerco da Lapa. Foi ali que aconteceu a assinatura da Ata de Capitalização em 1894, pelo coronel Joaquim Lacerda, depois da morte em combate do General Carneiro, quando os maragatos se renderam ao regime federalista.
A Lapa possui um grande contingente histórico e entre eles estão a preservação de bens, arquitetura e vestígios de muitos acontecimentos que marcaram a história do país. Andar pela cidade é, portanto, um passeio pela história.
Reportagem de Edgard Matsuki e Juliana Campeão
Nenhum comentário