Música, arte e cultura por coletivos feministas

Artemísia é o nome do evento que integrou dois coletivos feministas de Ponta Grossa (Coletivo Artemoia e a Frente Feminista Malalas). O evento, que começou no início da tarde de domingo (06), aconteceu no Bar Rei das Batidas e reuniu música, brechó, oficina, apresentação circense, peça de teatro e exposição de produtores locais.

“Artemísia” contou com a encenação da peça “Espelhos”, protagonizada por Jordana Barbosa e Camila Oliveira. Na parte musical, a banda “Chave de Mandril” e Vanessa Moura também se apresentaram.

Clara do Prado, integrante do grupo que organizou o evento, explica que o objetivo do Artemísia é arrecadar dinheiro para campanhas da Frente Feminista Malalas contra o assédio, que estão programadas para o segundo semestre. Segundo Clara, o grupo precisa de um caixa para fazer essas ações acontecerem. “Aqui em Ponta Grossa nenhuma universidade fala de assédio na politica docente ou no regimento interno”, observa. Ela lembra que, na UEPG, um professor teve processo administrativo, mas saiu no processo que ele foi afastado por falta de decoro profissional. “Na verdade ele assediou uma aluna, então a discussão cresceu com esse acontecimento e a gente quis organizar algo para conseguir levantar caixa”, explica.

Clara também relata sobre a parceria com o coletivo Artemoia e sobre as escolhas das atrações do evento, sempre buscando a representatividade feminina. “Artemoia é um coletivo que busca incentivar a cultura ponta-grossense e propor ações com um preço acessível. As atrações que fizemos foram todas pensando nas mulheres. Na batera e no teatro tem meninas”, diz.

O coletivo Artemoia surgiu a partir de uma reunião de amigos e tem a premissa de incentivar o potencial artístico e cultural da cidade. A parceria com a Frente Feminista Malalas surgiu de interesses comuns, uma vez que os grupos se juntaram para apoiar a arrecadação do grupo feminista.

“O nosso objetivo também é fazer desse momento um debate político, não apenas uma festa. Temos um objetivo maior, que é o protagonismo feminino”, comenta Aila Bolzan, do grupo Artemoia.

Heloiza Lopes, que costuma acompanhar os eventos da Frente Feminista Malalas e do grupo Artemoia, ressalta a importância da iniciativa. “É uma grande satisfação ver esses eventos acontecendo na cidade e a nossa participação mostra este apoio à luta das mulheres”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário