Na tela do Tela Alternativa

O filme desta terça-feira do Tela Alternativa é de Ingmar Bergan, um diretor experiente, que produziu 15 obras durante sua carreira. Filmado e lançado no ano de 1973 e vencedor do Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, o longa conta a história de um casal, Johan (Erland Josephson) um renomado médico e ela, Marianne (Liv Ullmann), uma conhecida advogada. Com as duas filhas, eles levam uma vida confortável. Eles são entrevistados por Palm (Anita Wall), uma repórter de televisão, para uma matéria sobre o que fazem para que o matrimônio deles seja um sucesso. Certo dia um casal muito amigo deles, Katarina (Bibi Andersson) e Peter (Jan Malmsjö), vem para um jantar. Logo Katarina e Peter demonstram que seu casamento passa por uma série crise. Johan e Marianne tentam acalmar seus convidados, pois Katarina e Peter foram muito amargos um com o outro. Semanas depois, Marianne descobre que está grávida e Johan, ao saber, não demonstra nenhum contentamento. A senhora Jacobi (Barbro Hiort af Ornäs) procura Marianne, dizendo que após 20 anos de casamento quer se divorciar, por sentir que não há amor no seu matrimônio, o que provocou uma atrofia em suas emoções. Marianne fica perturbada com o relato e, quando vai jantar com Johan, eles não conseguem uma maior aproximação. Nesta noite eles conversam sobre a deterioração de sua vida sexual, mas o que pega Marianne totalmente desprevenida é quando Johan diz estar apaixonado por Paula, que é bem mais jovem que ele, e que pretende viajar logo com sua nova paixão para Paris. Marianne tenta se controlar ao máximo e aparentemente se mostra compreensiva, mas na verdade está inteiramente desesperada.

O crítico de cinema, Dário Façanha Neto, fala da obra: “Cenas de um Casamento testemunha o processo de deterioração de uma relação amorosa ao longo dos anos. Idas e vindas, saltos no tempo, reencontros frustrados, mudanças de comportamentos, descobertas tardias, mágoas acumuladas, são alguns dos elementos manejados por Ingmar Bergman que, indo de encontro ao cenário desalentador por ele criado, concede um tratamento até otimista a seus personagens na medida em que estes se assumem não enquanto casal oficial e publicamente constituído, mas sim como pessoas que em meio a todas as desagradáveis surpresas trazidas pela vida, continuaram se amando ora de longe ora às escondidas – denotando, portanto, a possibilidade de um amor ser para sempre, ainda que continuamente interrompido”.

O filme será exibido às 19h30 no Auditório B do Cine-Teatro Ópera, situado na Rua XV de Novembro, 468, Centro. Após a amostragem, ocorrerá um debate com os participantes sob a coordenação do professor Antonio João Teixeira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Curiosidades

Esse filme foi feito para a TV e dividido em seis episódios: ‘Inocência e Pânico’, ‘A Arte de Empurrar as Coisas para Baixo do Tapete’, ‘Paula’, ‘O Vale das Lágrimas’, ‘Os Analfabetos’ e ‘No Meio da Noite Numa Casa Escura em Algum Lugar do Mundo’.

– A mini-série fez um sucesso estrondoso na TV da Suécia, o que fez com que Ingmar Bergman trocasse o telefone de sua casa devido às constantes ligações de fãs que recebia.

– Segundo Ingmar Bergman, após a exibição de Cenas de um Casamento na TV da Suécia houve um aumento substancial no número de divórcios e também na procura por consultores.

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário