Na tela do Tela Alternativa

O filme desta terça feira do Tela Alternativa é do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini e uma das obras da escola do Cinema Italiano. A obra Teorema (1968), com 1h38 de duração, conta a história e a vida de uma rica família burguesa em Milão, na qual todos são totalmente modificados por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, há um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Com sua ida, ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma: a mãe se entrega ao primeiro que surge, a empregada passa a levitar, o filho pinta quadros que suja com fezes, a filha se torna uma catatônica e o pai, um rico empresário, abandona sua fábrica, se desnuda em plena estação ferroviária de Milão e desaparece no deserto.

O filme traz uma visão em que o marxismo, o cristianismo e a homossexualidade são forçados a confrontos mútuos e escandalosos. “Expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma das principais instâncias sócio-reprodutivas: a família. O que Pasolini é a representação estética da crise de reprodução social do capital a partir de um subgênero do cinema: o drama de família”.(Giovanni Alves, Tela Crítica). “É um trabalho ‘impossível’: trágico, lírico, ultrajante, indigesto, profundamente sentido, e totalmente sincero”. (Jonathan Rosenbaum, Chicago Reader).

A exibição acontece ás 19h30 no Auditório B do Cine-Teatro Ópera, situado na Rua XV de Novembro, 468, Centro. Após o filme, ocorrerá um debate com os participantes, sob a coordenação do professor Antonio João Teixeira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário