O Cultura Plural está no ar

Foram quase doze meses de elaboração de projeto, concorrência no edital da Funarte, formação de grupos de trabalho, construção da página da internet, criação de reportagens e finalmente o trabalho está pronto. O Cultura Plural, primeiro portal voltado para cultura popular na região dos Campos Gerais, foi lançado oficialmente no dia 11 de agosto.

Na confraternização que marcou o lançamento do site estiveram presentes membros dos grupos culturais da região, professores e alunos da UEPG, representantes da imprensa e da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e outros convidados. No total, 120 pessoas acabaram firmando uma relação de parceria com o Cultura Plural.

A representante do Bando da Leitura Lucélia Clarindo falou sobre a importância de um projeto que contemple outros espaços culturais em Ponta Grossa: “sites como o Cultura Plural ajudam na divulgação dos grupos aqui da cidade. Eu mesmo sou um exemplo: depois que a matéria do Bando da Leitura saiu no site, recebi contatos até de pessoas do exterior”.

O Secretário de Cultura Cirillo Barbisan também elogiou a iniciativa dos estudantes da UEPG. “Pelas fotos e conteúdo publicado, dá para ter noção da qualidade do trabalho apresentado no Cultura Plural. Com certeza tem muito futuro”, explica. Cirillo e outros convidados do lançamento oficial do site ainda não conheciam a página da internet, que estava no ar em versão experimental desde o início do mês.

O evento que marcou o lançamento oficial do Cultura Plural teve apresentações culturais do cantor e estudante de jornalismo Lucas Waricoda (que tocou entre outras músicas o sucesso Change The World, de Eric Clapton), do grupo de Hip-Hop de Ponta Grossa e de integrantes do Grupo Foclórico Ucraniano Uvan Kupalo de Irati.

A reunião ainda contou com falas de participantes do projeto. O destaque ficou para o estudante Higor Lima, que narrou o primeiro trabalho jornalístico para o Cultura Plural e contou o quanto evoluiu: “Dizem que é possível viver 50 anos em 5. Isso eu não sei. Mas com o Cultura Plural eu aprendi 4 anos de experiência em apenas um”. A fala arrancou aplausos do público.

Houve um coquetel temático com comidas de países como Síria, Polônia, Japão e Itália. A culinária brasileira também estava representada com os pratos de Canjica e Cocada. Para quem viveu todo o trabalho da equipe do Cultura Plural, ver a mobilização em torno do lançamento do site é a mostra que as coisas estão no caminho certo. Esta é a impressão que se teve no evento do dia 11 de agosto, dia do nascimento do primeiro site de cultura popular dos Campos Gerais.

por Edgard Matsuki

Nenhum comentário