O fantástico mundo da leitura

por Higor Lima

A manhã ensolarada de sábado (14) era um convite para o II Festival Literário Internacional dos Campos Gerais, que logo no inicio do dia abriu suas atividades com uma palestra com o escritor Cesar Resende de Oliveira, com o tema: Vivenciando a Leitura. “A importância de disponibilizar espaços como esse da Flicampos é essencial para nossas crianças e para nós adultos, visto que não temos tanto espaço que proporciona tamanha riqueza literária na cidade”, comenta a professora Bianca Maria, que atua na Escola Municipal Prof. Osni Vilaca Mongruel.

Contações de histórias também embalaram o dia no festival, proporcionando uma viagem no mundo da imaginação para quem entrasse no Espaço Vinicius de Moraes, bem como o espetáculo teatral “O Esquilo”, apresentado pelo Grupo Unidev, no Espaço Fellin. “É tão raro encontrar espaços literários para as crianças fora da escola, que o Flicampos deveria ter mais edições no ano, porque reúne muito mais que livros, reúne cultura, lazer e entretenimento na forma de teatro, dança e música”, relata a vendedora Adriana Bertollicz.

 

Fechando o penúltimo dia de festival, além de um bate papo e sessão de autógrafo com o escritor José de Bôrtoli, os presentes no local conheceram um pouco mais da história do escritor mexicano Ruan Pablo Villalobos, em uma palestra em que ele comentou sobre seus sua carreira e leu trechos de seus dois livros lançados no Brasil, “Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal” e “Festa No Covil”. Villalobos esta morando no Brasil faz dois anos, em Campinas (SP), e estudou Marketing e literatura espanhola, trabalhando também em pesquisa de mercado e histórias de viagens publicados, bem como literária e crítica de cinema.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content