Imigrantes de diversas etnias vieram para a cidade de Ponta Grossa. Cada qual contribuiu para influências na linguagem, cultura e culinária. Os povos eslavos, imigrantes e descendentes, ainda hoje mantêm uma tradição milenar: as pêssankas. Ovos coloridos pascais, as pêssankas normalmente se associam a sentimentos religiosos.
A pêssanka não é um artesanato que se produz ao acaso. Exige tempo, paciência. Cada símbolo e cor escolhida têm um significado específico. Por exemplo, a flor representa o amor, a felicidade. A cruz, a imortalidade. O galo, a fertilidade. Sobre as cores, o branco significa pureza. O laranja represente força e resistência. O amarelo, luz. O vermelho, por sua vez, fogo.
Os principais materiais para a produção são: ovos brancos, pena, vela, tintas e cera de abelha. A descendente de ucraniano, Bernadete Cardozo Santos, acredita na importância de manter os costumes dos antepassados. “Não podemos deixar morrer a tradição, não só a ucraniana, mas também de outras culturas”, afirma.
Nenhum comentário