Nesta quarta-feira (19), no auditório B do Cine Teatro Ópera, um grupo de músicos independentes apresentou o concerto ‘Morena do Mar’. O projeto é uma iniciativa em homenagem ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi e em comemoração à Semana de Consciência Negra.
Formado por Cassio Viante, Christian De Sá Quimelli, Deisi Horn, Eziquiel Ramos e Nicolas Salazar, o grupo inscreveu o projeto na Lei Rouanet e busca financiamento para realizar o espetáculo no ano que vem em dez cidades da região.
No palco, a dramática interpretação dos atores, aliada à trilha formada por clássicos de Dorival Caymmi e Clara Nunes, levaram ao público o resgate de uma cultura não muito presente no sul do país.
Para o integrante do grupo, Christian de Sá Quimelli, a experiência tenta quebrar paradigmas numa sociedade polarizada. “É uma visão muito bonita porque mostra outras culturas do Brasil. É muito bom apresentar um espetáculo de cultura negra para Ponta Grossa, que possui uma cultura tão europeia”, relata.
A obra pareceu agradar ainda o público. “Não sou daqui então não costumo acompanhar as iniciativas da cidade. Achei lindo demais! As vozes, as músicas, a iluminação”, conta a espectadora Verônica Souza.
O evento retoma o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. O grupo se apresenta ainda na Faculdade Secal, no dia 20 de novembro, às 19h.
Reportagem de Leonardo Mordhost
Nenhum comentário