Oficina para jovens aborda Fake News

A 38ª Semana Literária do SESC recebeu, nesta quarta-feira (25), a oficina de Fake News, ministrada pelo jornalista Eduardo Godoy. Mais de 70 alunos, entre 14 e 18 anos de idade, que integram o curso técnico de Informática do Colégio Estadual Presidente Kennedy, participaram da atividade.

A oficina abordou de forma didática os conceitos, origens e consequências da divulgação das notícias falsas. Para Godoy, trabalhar com este assunto diretamente com os jovens é muito importante. “Eles que estão em contato direito com a tecnologia e informação, por isso precisam saber como filtrar e averiguar o que são notícias verdadeiras e de interesse público”, explica o jornalista.

Jornalista Eduardo Godoy ministra oficina de Fake News. – Foto: Elisângela Schmidt

As Fake News tiveram uma disseminação e popularização no período eleitoral e causaram diversos prejuízos para a população. Dessa forma, o tema levantado pela Semana Literária para os adolescentes que pretendem, em um futuro próximo, trabalhar no ramo da informática e tecnologia foi relevante para os participantes.

A professora Carla Andressa Nicolaio conta que é a segunda vez que os alunos participam de palestras no SESC. A primeira, também na área de Informática, foi sobre lixo eletrônico. “Achamos que seria um conteúdo interessante. Com algumas disciplinas que já temos, tentamos trabalhar essas questões, como o bullying virtual, e utilizar as ferramentas eletrônicas para a construção do conhecimento das disciplinas com aplicação nas relações sociais”.

A Semana Literária segue até o dia 28 de setembro no SESC central, localizado na Rua Cel. Theodoro Rosas, nº 1247. Todas as atividades são gratuitas e a programação pode ser acompanhada pelo site https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/cidade/ponta-grossa/

Nenhum comentário

Adicione seu comentário