Atividades culturais diversas como pintura, grafite e representações de poesias marcaram a dinâmica da Semana da Criança e da Leitura 2012. Organizada anualmente pelo Bando da Leitura, a nova edição teve início segunda-feira, dia 8, e terminou sexta-feira, 12. Crianças interagiram com oficineiros para aprender mais sobre diversas técnicas artísticas.
No primeiro dia das oficinas, acadêmicos do quarto ano de artes visuais da UEPG, Manuel Antunes e Pablo França, ministraram uma oficina de grafitagem. Com histórias sobre o início do grafite, crianças escreveram com giz de cera, lápis de cor, aprenderam como misturar tintas para o grafite no muro, onde cada criança desenhou a inicial do nome. Encenações de poesias e rodas de capoeira formada pelas crianças do Bando da Leitura e da instituição parceira LBV (Legião da Boa Vontade), marcou o segundo dia do evento. “A inspiração para dançar capoeira veio depois que dois meninos encontraram um livro chamado Mestre Macaco e comadre Onça onde os personagens fazem as danças”, diz Lucélia Clarindo, coordenadora do Bando da Leitura.
Na quarta-feira, quem marcou presença na Semana da Criança foi Talita Moreto, jornalista responsável pelo projeto Vamos Ler do Jornal da Manhã, que ministrou uma oficina de Fanzines. No último dia da Semana, crianças e convidados recitaram poemas de Helena Kolody, Ruth Rocha, Thaty Marcondes. Ao fim, um lanche foi servido aos participantes das oficinas, na panificadora Bom Gosto.
Nenhum comentário