Organização divulga peças selecionadas para o 39º Fenata

Foram anunciados ontem, 04, os selecionados para a 39ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – Fenata, que acontece entre os dias 4 e 11 de novembro. O anúncio estava previsto para o dia 26 de setembro, porém, com a greve dos Correios a entrega de correspondências foi afetada, atrasando a divulgação. Foram selecionadas 21 peças, com mais 10 suplentes, nas categorias Espetáculo Adulto (Cine Teatro Ópera – Auditório A), Espetáculo para Crianças (Teatro Marista), Espetáculos de Rua (Calçadão) e Espetáculo Adulto (Cine Teatro Ópera – Auditório B). Os escolhidos da categoria Espetáculo de Bonecos/Animação não tem data para serem revelados.

Os grupos selecionados e suplentes são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Ceará. A organização do Fenata fornece ajuda de custo para as companhias de teatro de acordo com a distância do deslocamento até Ponta Grossa, variando de R$ 1.500 a R$ 3.000, de acordo com o regulamento do Festival. Os artistas recebem ainda hospedagem e alimentação.

Serão premiados a melhor peça, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e texto original, nas categorias Adulto e Crianças. Os vencedores destas modalidades ganham troféus [ver errata abaixo]. Durante o Festival, acontecem ainda a Mostra Paralela, que seleciona grupos locais e regionais para apresentações em Ponta Grossa e região, em espaços alternativos; e Mostra Especial, que leva peças de teatro para escolas e entidades assistenciais.

O Fenata, organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Divisão de Assuntos Culturais é o festival de teatro competitivo mais antigo em circulação no Brasil e um dos mais importantes. A organização estima um público de 28 mil espectadores para a edição 2011.

Confira a lista dos espetáculos selecionados, por ordem de inscrição:

ESPETÁCULOS ADULTOS [CINE-TEATRO ÓPERA – AUDITÓRIO A]

1. Peça: TUDO QUASE NADA / Grupo: PÉ DE VENTO TEATRO / FLORIANÓPOLIS – SC

2. Peça: TARTUFO / Grupo: FARSA / PORTO ALEGRE – RS

3. Peça: MIGUILIM / Grupo: DE TEATRO TANAHORA – PUC PR / CURITIBA – PR

4. Peça: O ARQUIVO VIVO / Grupo: DE TEATRO FARROUPILHA / IPATINGA – MG

5. Peça: PÉ NA CURVA / Grupo: CIA DE 2 / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

6. Peça: SER TÃO GRANDE / Grupo: ARTE E FATOS – PUC GOIÁS / GOIÂNIA – GO

7. Peça: NÚMEROS / Grupo: OS GERALDOS / CAMPINAS – SP

1. Peça: CALLE/ Grupo: TRUPE DE TRUÕES / UBERLÂNDIA – MG

2. Peça: HAY AMOR / Grupo: OS GERALDOS / Cidade: CAMPINAS – SP

3. Peça: AS BRUXAS DE SALÉM / Grupo: MANDRIÕES DE TEATRO / UBERLÂNDIA – MG

4. Peça: ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE / Grupo: MÊNADES & SÁTIROS CIA DE TEATRO / PRESIDENTE PRUDENTE – SP

ESPETÁCULOS PARA CRIANÇAS [TEATRO MARISTA]

1. Peça: A ROUPA NOVA DO REI / Grupo: FARSA / PORTO ALEGRE – RS

2. Peça: A ARCA DE NOÉ / Grupo: OS ARQUEANOS / PORTO ALEGRE – RS

3. Peça: A CÃOFUSÃO – UMA AVENTURA LEGAL PRA CACHORRO /Grupo: TEATRO AO QUADRADO / PORTO ALEGRE – RS

4. Peça: A HISTÓRIA DE TODAS AS HISTÓRIAS / Grupo: ARTE DA COMÉDIA / CURITIBA – PR

5. Peça: A MENINA E O MENINO / Grupo: TRUPE KEI / PARAGUAÇU PAULISTA – SP

SUPLENTES:

1. Peça: A BRUXA MALABÉ / Grupo: CIA CORNUCÓPIA DE TEATRO / Cidade: RIBEIRÃO PRETO – SP

2. Peça: O FEITIÇO / Grupo: AUTONÔMOS DE TEATRO / UBERLÂNDIA – MG

3. Peça: YAN HAN, MELODRAMA PARA CRIANÇAS / Grupo: CIA DO NÓ DE TEATRO / SANTO ANDRÉ – SP

ESPETÁCULOS DE RUA [CALÇADÃO]

1. Peça: MAGIKAMERLUZA / Grupo: THE PAMBAZOS BROS / SÃO PAULO – SP

2. Peça: DEUS AJUDA OS BÃO / Grupo: COLETIVO BOATO CLANDESTINO / CURITIBA – PR

3. Peça: A PRINCESA ENGASGADA / Grupo: TEATRAL GRUPO DE RISCO / CAMPO GRANDE – MS

4. Peça: FOLIA DE UM SEMIDEUS, SABE-SE LÁ O QUE É ISSO / Grupo: TEATRAL DE 4 NO ATO / RIO DE JANEIRO – RJ

5. Peça: PRATATIVANDO / Grupo: CIA MAIS CARAS DE TEATRO / FORTALEZA – CE

SUPLENTES:

1. Peça: OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ? / Grupo: CIRCO NAVEGADOR / SÃO SEBASTIÃO – SP

2. Peça: MAHUET E O MUNDO /Grupo: OS FALSÁRIOS / CURITIBA – PR

3. Peça: CIRCO RURAL / Grupo: CLAC CENTRO LONDRINENSE DE ARTE CIRCENSE / LONDRINA – PR

ESPETÁCULOS ADULTOS [CINE-TEATRO ÓPERA – AUDITÓRIO B]

1. Peça: AGDA / Grupo: BOA COMPANHIA E MATULA TEATRO / CAMPINAS – SP

2. Peça: BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS / Grupo: EVELYN LIGOCKI / SÃO PAULO – SP

3. Peça: EQUAL / Grupo: CIA DE THEATRO FASE 3 / LONDRINA – PR

4. Peça: TRAVESSIA PARTE II – DE TÃO LONGE VENHO VINDO / Grupo: SONHUS TEATRO RITUAL / GOIÂNIA – GO

* ERRATA

Na matéria original, foi publicado que os vencedores recebem também “prêmios em dinheiro, oferecidos pelos patrocinadores”. A informação, entretanto, está incorreta, como informa a organização do Festival. Além do reconhecimento na cena teatral, os grupos e artistas ganhadores levam troféus para casa. Pedimos desculpas pela falha na informação e agradecemos ao Coordenador Geral do Fenata, Cláudio Jorge Guimarães, pelo esclarecimento. Se você identificar algum erro no conteúdo do Cultura Plural, por favor, comunique-nos, enviando um e-mail para contato@culturaplural.com.br.

Reportagem de Eduardo Godoy.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário