Organizadores estimam público de 28 mil espectadores para Fenata 2011

Às vésperas da 39ª edição, o Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (Fenata) se fortalece e mantém seu lugar na lista dos maiores festivais competitivos de teatro no Brasil, ao lado de São José do Rio Preto-SP, Pindamonhangaba-SP e Campina Grande-PE. O lançamento do Fenata 2011 aconteceu na noite de quinta-feira, 10, no palco principal do festival: o Cine Teatro Ópera, no centro de Ponta Grossa. O festival é promovido pela Divisão de Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Segundo a organização, 480 pessoas assistiram ao lançamento, que contou com a presença de patrocinadores, organizadores e público em geral. Para abrir a temporada de teatro na cidade, que este ano acontece de 4 a 11 de novembro, o Grupo Tripetrepe, de Minas Gerais, apresentou a peça ‘Concessa em: Pendura e Cai’, monólogo de humor escrito e interpretado por Cida Mendes.

De acordo com Cláudio Jorge Guimarães, coordenador do Fenata, estima-se um aumento do número de espectadores em 2011, podendo subir de 25 mil em 2010 para 28 mil pessoas assistindo às peças, em Ponta Grossa e outras cidades dos Campos Gerais. “Há uma demanda por peças de teatro na região e tem cidades que já estão solicitando a presença do Fenata, como Carambeí e Palmeira”. Entre as novidades, Cláudio antecipa que há conversas com o SESC local para que haja apresentações em locais alternativos, além das mostras Paralela e Especial.

Além da apresentação das peças, existe o espaço de debate e crítica teatral. Para o ator e diretor Hélcio Kovaleski, de Ponta Grossa, o debate após cada espetáculo traz uma aproximação entre os artistas. “Costumo dizer que a parte mais importante do Fenata são os debates. É aí que está a maior contribuição do festival para o teatro, onde se pode dialogar entre os artistas, os diretores e o público”. Hélcio diz ainda que o festival consegue mobilizar o cenário artístico de Ponta Grossa e região. “O Fenata é um momento mágico para a cidade, mas principalmente para o teatro brasileiro”, conta Kovaleski. Para outras informações sobre o Fenata, acesse http://uepg.br/fenata .

Reportagem de: Eduardo Godoy

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content