Orquestra de Violas estreia no cenário cultural ponta-grossense

O Cine Teatro Ópera estava cheio na noite de quarta-feira, 19, para o espetáculo “Senhores da Música”, a primeira apresentação da Orquestra de Violas de Ponta Grossa. Com viola, violão, gaita e sanfona, os músicos se apresentaram por mais de uma hora e envolveram o público presente que lotava o auditório B do teatro.

A iniciativa de formar uma orquestra de música raiz é da vereadora Ana Maria Holleben em conjunto com João Carreiro, músico da orquestra. A vereadora conta que a ideia é uma extensão do projeto ‘Esporte e Lazer da Cidade’ da Secretaria de Esportes, “onde eram realizadas rodas e festivais de viola”, como diz a coordenadora. Até que um dia surgiu a ideia de montar uma orquestra. E deu certo.

Uma constatação visível é a ausência de jovens entre os 19 músicos ponta-grossenses que formam o grupo. Joel Machado, violonista da orquestra, considera essa ausência uma grande perda. “Tem muitos jovens talentosos que estão escondidos pela cidade e que poderiam estar no grupo”, conta.

Não há como negar que a apresentação foi um sucesso. O público cantou junto as músicas e aplaudiu em pé.  A apresentação agradou até quem não conseguiu entrar no auditório para assistir ao espetáculo. “Nós chegamos e já estava lotado, mas pelo que estamos ouvindo está maravilhoso”, relatou Nilza Deschk, que foi prestigiar a apresentação.

Durante três meses, os integrantes da orquestra ensaiaram para a estreia. Para o repertório foram escolhidas musicas legitimamente caipira. “Chico Mineiro”, “Luar do Sertão”, “Estrela de Ouro”, “Cuitelinho” foram algumas delas.

A intenção após essa primeira apresentação é tocar em festas locais. “Nós esperamos que o grupo seja contrato para as atividades culturais de Ponta Grossa, porque aqui nós temos reunido o melhor da música sertaneja”, disse a vereadora Ana Maria. Um DVD com a apresentação completa estará disponível em breve.

por Caroline Belini

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content