O auditório A do Cine-Teatro-Ópera foi palco de mais um concerto didático da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG). No último domingo (25/08), a orquestra apresentou-se com o intuito de promover maior compreensão da música clássica, uma aula sobre o alemão Felix Mendelssohn(1809-1847) e o inglês Benjamin Britten(1913-1976).
Segundo Adailton Pupia, maestro da OSPG,os concertos didáticos são realizados com o propósito de explicar o funcionamento de uma orquestra. “Explicar as regras do jogo”, completa Pupia. A OSPG realizará, este ano, mais dois concertos didáticos, sendo que um deles acontecerá no próximo dia 15 de setembro, aniversário de Ponta Grossa, afirma Pupia.
O maestro Frederico Mussi, que comandou a OSPG na ocasião, explica a história das obras executadas pela orquestra, a Simple Symphony foi composta por Britten aos 20 anos de idade. Enquanto a Sinfonia Nº5-A Reforma, de Mendelssohn foi composta em 1830 homenageando os 300 anos da “Confissão de Augsburgo”, documento ligado à reforma de Lutero. “Toca a alma, é algo mais religioso”, comenta Cristiane Zuconelli, que assistia a apresentação.
“O primeiro contato, com uma música de 200 anos atrás, precisa de informação”, afirma Mussi, sobre a importância de concertos didáticos, para quem não possui grande conhecimento em música erudita.
Matéria de Lucas Feld
Nenhum comentário