Por Manuela Roque e Larissa Del Pozo
Após um ano e meio de atividades presenciais suspensas, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa subiu ao palco do Cine Teatro Ópera no último dia 10. A apresentação, promovida e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, envolveu a primeira parte do concerto “Música para Todxs”. O evento marca o início das performances do grupo em 2021, após a paralisação em decorrência da pandemia da Covid-19.
O projeto “Música para Todxs” pretende realizar apresentações com cada uma das sessões de instrumentos da Orquestra. A primeira delas foi entoada exclusivamente pelos músicos e musicistas especializados nos instrumentos de cordas, o que inclui violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, o objetivo do projeto é contemplar a diversidade de estilos musicais e ampliar o acesso do público aos instrumentos e composições interpretadas pelo grupo.
O repertório escolhido pela Orquestra englobou majoritariamente artistas brasileiros. A apresentação, regida pelo maestro Rafael Rauski, trouxe clássicos da cultura popular brasileira em adaptações melodiosas e suaves. Canções como “Amanheceu, peguei a viola” de Renato Teixeira, “Saudade da minha terra” de Chitãozinho e Xororó, “Luar do sertão” de Luiz Gonzaga, “Romaria” de João Mineiro e Marciano, “O menino da porteira” de Sérgio Reis, “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga e “Tiro ao Álvaro” e “O trem das onze” de Adoniran Barbosa formaram o pot-pourri criado para o concerto. Além disso, a Orquestra também interpretou composições internacionais, representadas pela suíte “The Planets” do compositor clássico inglês Gustav Holst.
De acordo com Portugal, o retorno das atividades da Orquestra Sinfônica em tempos de pandemia representa a reinvenção da cultura e reafirmação da sua importância na vida das pessoas: “A Cultura é um alimento para a alma e, principalmente, a esperança de que dias melhores virão”. O presidente também ressalta a preocupação em oferecer um espetáculo de qualidade para a população, mesmo que online, e seguro para os artistas da Orquestra que estavam presencialmente no palco, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Em maio, a Fundação Municipal de Cultura abriu novamente o processo seletivo para bolsas no grupo, destinando 50 novas vagas para a temporada de 2021. Até então, as atividades do grupo eram feitas totalmente online, com músicos e musicistas realizando ensaios dentro de suas casas. O calendário completo de apresentações do grupo este ano deve ser disponibilizado nos próximos dias nas redes sociais da FMC.
Para assistir a apresentação da primeira parte do projeto “Música para Todxs” da Orquestra Sinfônica na íntegra, acesse o Facebook da Fundação Municipal de Cultura.
Nenhum comentário