No último dia 31, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa deu continuidade à série de apresentações da temporada de 2021. O projeto, intitulado “Música para Todxs”, pretende realizar performances com cada um dos instrumentos musicais que compõem a orquestra. Após o sucesso da apresentação do grupo das cordas, os escolhidos para subir ao palco do Cine Teatro Ópera para a segunda parte do evento foram os músicos especializados nos instrumentos de percussão, o que incluiu caixas, tambores, pandeiros, xilofones e marimbas.
Entre os estilos musicais contemplados pela performance, os quatro percussionistas apresentaram peças inspiradas pelo ritmo da capoeira, com uma dupla de pandeiros, e pelo samba, no quarteto de caixas claras. Choros e músicas clássicas da cultura popular brasileira também marcaram presença, como “Brejeiro” de Ernesto Nazareth e “Brasileirinho” de Waldir Azevedo. Além disso, o grupo, acompanhado pelo maestro Rafael Rauski, performou o arranjo contemporâneo “Music for Pieces of Wood”, do compositor de música minimalista, Steve Reich.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, destacou que a realização das apresentações, mesmo que de modo online, representa um sopro de esperança para um futuro retorno à normalidade. Portugal também divulgou o próximo evento realizado pela FMC, chamado “Comboio da Cultura”, que terá como principal objetivo a disseminação das produções artísticas realizadas no município durante a pandemia para toda a população, por meio de eventos virtuais e de ações pontuais presenciais.
O projeto “Música para Todxs” segue com atividades até a finalização de todos os naipes da orquestra, o que ainda engloba os instrumentos de sopro. A data da próxima apresentação ainda não foi divulgada. Para assistir a performance completa da segunda parte da produção da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa na íntegra, acesse o Facebook da Fundação Municipal de Cultura.
Descrição da Imagem: Na foto se apresentam quatro músicos do projeto. Eles estão em pé e tocando instrumentos de caixas claras. Ao fundo aparece o Teatro Ópera com a área destinada a plateia vazia.
Nenhum comentário