Orquestra Sinfônica e Coro em Cores inauguram Campanha do Brinquedo 2019

No último domingo (6), a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa e o Coro em Cores apresentaram, no Cine Teatro Ópera, o concerto “Filmes e Canções”.  A apresentação deu início à 11° edição da Campanha do Brinquedo em Ponta Grossa, promovida pelo Sesc Paraná. O repertório escolhido para a noite trouxe temas de grandes clássicos do cinema e canções infantis de diferentes lugares do mundo.

Regida pelo maestro Rafael Rauski, a Orquestra Sinfônica abriu a primeira parte da apresentação com composições de filmes como “Os Vingadores”, de Alan Silvestri, “Piratas do Caribe”, de Hans Zimmer e “Jurassic Park” e “Star Wars”, ambas de John Williams. Na segunda parte, o Coro em Cores subiu ao palco para apresentar as mais diversas canções infantis. Além de contar com melodias brasileiras, a coletânea levou para o público músicas argentinas, senegalesas, bolivianas, cubanas e japonesas.

Segundo Carla Roggenkamp, regente do Coro em Cores, que completa dez anos em 2020, a escolha de músicas para a apresentação focou em canções populares e folclóricas. “Como era um concerto para o Dia das Crianças, nós tentamos explorar linguagens diferentes, que tivessem o batuque, a alegria, presentes principalmente nas músicas africanas e latino-americanas, para a gente brincar com cores diferentes”, explica.

Carla também comenta a sensação de realizar apresentações com o coro, projeto de extensão da UEPG aberto para a comunidade, em parceria com o Conservatório Maestro Paulino. “Como o Coro em Cores é um coro comunitário, e nós não fazemos teste, todas as pessoas que querem participar são bem vindas. Tem gente que já está comigo há oito, nove anos e são super treinados”.

Ela relata que na composição do Coro tem alguns estudantes de música, mas também pessoas começando esse ano e cantando pela primeira vez na vida, o que considera emocionante. “Para alguns deles é um acontecimento na vida mesmo. E eles saem radiantes”.

Denise Aparecida Lemos Viechneiski, primeira soprano do Coro em Cores, começou a participar do projeto em 2015 e não deseja sair nunca. “É uma terapia, na verdade. É muito gostoso, é divertido, é extremamente prazeroso. Todo mundo que participa do Coro em Cores ama cantar. E participar de um evento assim junto com a Orquestra para nós é um presente”.

Para Denise, as músicas favoritas do repertório foram “Dia e Noite” de Flávio Gontijo, que ela pretende cantar para seus netos quando os tiver, e “Cigarra” de Milton Nascimento, música que fez parte de sua adolescência e que já amava desde que ouviu pela primeira vez.

Com o tema “A felicidade de uma criança não tem preço, tem solidariedade”, a 11° edição da Campanha do Brinquedo Ponta Grossa vai até o dia 10 de dezembro. As doações de brinquedos novos, seminovos ou usados em bom estado de conservação serão destinadas para crianças atendidas por instituições sociais de todo o Estado. As entregas podem ser feitas nas unidades do Sesc e do Senac e empresas parceiras de 26 cidades do Paraná.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário