Os que decidem no FUC

por Julio César Prado e Renan Sedorko

O 29° Festival Universitário da Canção (FUC) contou com a participação de nove jurados, sendo quatro regionais, quatro nacionais e um curador colaborador.

Os concorrentes que se apresentaram na Etapa Regional foram avaliados pelos jurados: Álvaro Bueno, compositor e violonista; Carlos Ramos, multi-instrumentista e professor do curso de Licenciatura em Música da UEPG; João Egashira, professor de música e Valdemar Schettini, músico, compositor e produtor.

Sobre a pluralidade de estilos apresentadas no festival, o jurado Bueno ressalta: “quando estamos ali para ouvir, uma coisa nova sempre chama atenção”. Para Schettini, os critérios que predominam na avaliação dos candidatos são a letra, a melodia, a originalidade, e se a canção dialoga com o que está acontecendo na atualidade. O escolhido pelos jurados na Etapa Regional foi o cantor ponta-grossense Geordani Castilho com a música ‘Sabiá’.

Na Etapa Nacional, o júri era composto por: Estela Machado, solista e música de câmara; Juca Novaes, compositor, cantor e produtor; Marcos Coga, músico e artista visual e Simone Mazzer, cantora eleita revelação da música brasileira.

Na questão de reprodução de músicas apresentadas em festivais nas rádios comerciais, a jurada nacional Estela, expressa: “sempre tem público, até para música ruim, aliás, o grande público é para músicas ruins, infelizmente”.

Já Simone Mazzer, que atuou em uma apresentação finalizando o festival e integrou o júri nacional, destacou que o grande diferencial do FUC é a demonstração da personalidade dos artistas através das suas composições. Os grandes campeões desta edição do festival foram os intérpretes Paulo Monarco e Raul Misturada que defenderam a música ‘Fabergé Gorado’.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário