Painel ‘O Micro do Macro’ traz reflexões sobre a pandemia

O terceiro dia da 19ª Semana Nacional de Museus foi marcado pelo painel “O Micro do Macro na Pandemia: Diálogos entre Jornalismo, História, Artes e Ciências Biológicas”, na tarde desta quarta-feira (19). A conferência integra a série de discussões promovidas pelo Museu dos Campos Gerais (MCG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O encontro buscou promover um debate interdisciplinar sobre a atual situação da pandemia de Covid-19. Os professores Marcos Pileggi, Marcelo Bronosky, Alexandre Varella e o artista visual André Mendes foram convidados para o painel. O evento ocorreu via Google Meet e também foi transmitido pelo canal do MCG no YouTube.

O painel teve início com uma reflexão do mediador, Rafael Schoenherr, sobre a pandemia no Brasil. Em seguida, o docente Marcelo Bronosky, que atua no Programa de Pós-Graduação (PPG) de Jornalismo na UEPG, discorreu sobre a pesquisa em desenvolvimento a partir da cobertura jornalística regional na pandemia. Bronosky fez uma reflexão sobre as abordagens e agendas midiáticas locais dos veículos. Além disso, o jornalista destacou a preocupação dos periódicos em repassar à população previsões sobre os impactos da pandemia no íntimo dos indivíduos e nos efeitos coletivos. E finalizou sua fala reforçando a situação de desenvolvimento da pesquisa, uma vez que a pandemia ainda não acabou.

A apresentação do professor Marcos Pileggi, do PPG em Biologia Evolutiva da UEPG, trouxe ao debate uma visão científica da doença. O biólogo demonstrou a partir de pesquisas as relações entre os maus hábitos humanos e o enfraquecimento do sistema imunológico das pessoas. O professor também explicou as possíveis origens do vírus da Covid-19 e revelou preocupação com artigos e pesquisas divulgadas precipitadamente sem passarem por revisões.

Na sequência, o professor, Alexandre Varella, do PPG em História da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), fez uma leitura sobre o desenvolvimento dos conceitos de vírus e microorganismos através da história. O historiador recortou períodos em que a conjuntura religiosa, mística e cultural traziam conceitos errados sobre as doenças que assolavam a Europa. Varella também explicou os impactos da colonização das Américas que acarretou na propagação de várias doenças no Novo Mundo, matando milhares de nativos.

Por fim, o artista André Mendes expôs sua experiência no campo artístico durante a pandemia. Mendes narrou sua participação no projeto de exposição ao ar livre em Londres e a vivência de trabalhar com artistas internacionais Ele realizou projetos que buscam provocar reflexões por meio da arte no momento atual. A 19ª Semana Nacional de Museus ocorre entre 17 a 21 de maio de maneira totalmente on-line e pode ser acompanhada através do canal do Museu dos Campos Gerais no YouTube.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. Em Ponta Grossa, a iniciativa é promovida pela UEPG através do MCG e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) em parceria com o projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária, do Mestrado em Jornalismo e da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário