Painel sobre jornal Lira Paulistana abre a 19ª Semana Nacional de Museus da UEPG

A 19ª Semana Nacional de Museus iniciou na última segunda-feira (17) com a apresentação do músico Nicolas Salazar. A abertura foi gravada no Auditório Brasil Pinheiro Machado e trouxe uma performance no saxofone da música “Choro Negro” de Paulinho da Viola. Nesta edição, o evento realizado pelo Museu dos Campos Gerais (MCG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Nesta terça-feira (18), o painel “40 anos do jornal Lira Paulistana” trouxe a museóloga Fernanda do Canto e o historiador Tiago J. Alves para abordar a trajetória e os impactos do jornal Lira Paulistana, que circulou entre 1981 a 1982. O periódico foi pioneiro na divulgação da cultura em São Paulo e também foi responsável por efervescer discussões revolucionárias na época. O semanário era produzido no Centro Cultural Lira Paulistana e idealizado por Fernando Alexandre. O caderno cultural teve 12 edições que foram, recentemente, digitalizadas pelo MCG e encontram-se no site Memórias Digitais.

O painel teve início com a fala do reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, sobre a relevância das atividades do MCG. Sanches destacou que as melhorias implantadas no museu da universidade, como a digitalização dos acervos, estão colaborando para a preservação dos materiais e auxiliando nas pesquisas. Neste período de pandemia, o reitor reforçou que tais iniciativas possibilitam que a comunidade possa ter acesso aos acervos sem precisar sair de casa.

Em seguida, a palestrante Fernanda do Canto abriu as discussões sobre o jornal Lira Paulistana.  A museóloga explicou o contexto de autoritarismo em que o periódico se inseria, destacando as iniciativas de propagar a cultura. Esse envolvimento com a arte, segundo Canto, possibilitou que vários materiais culturais fossem produzidos. Ela frisa a relação do Lira com os músicos de São Paulo e de outras regiões que puderam ter destaque e produzir seus discos com a ajuda do jornal. Além disso, Canto reforçou a preocupação do jornal em ter uma abordagem própria e inovadora que se colocava em  frentes políticas e sociais.

Dentro deste contexto de agitação, Tiago J. Alves fala sobre a figura do Fernando Alexandre e do pioneirismo na linguagem comunicacional do jornal. Alves destacou a intensidade de Fernando Alexandre no jornalismo e seu comprometimento com a profissão e com o jornal que produzia. Conforme ressalta Alves, o Lira Paulistana foi o principal órgão a propor uma nova forma de se comunicar em uma das maiores cidades do país. O historiador coloca as abordagens do periódico como uma referência para o jornalismo cultural, que influenciou a linguagem de vários outros jornais.

A 19ª Semana Nacional de Museus ocorre entre 17 a 21 de maio de maneira totalmente on-line. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. Em Ponta Grossa, a iniciativa tem sido promovida pela UEPG através do MCG e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), em parceria com o projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária, do Mestrado em Jornalismo e da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário