Palco Virtual traz Banda de Congo Panela de Barro

Ponta Grossa recebeu em 2012 mais uma edição do projeto ‘Sonora Brasil’, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que busca dar visibilidade às manifestações culturais por meio da música, seja ela popular, camerística ou instrumental.

Em julho foi a vez da Banda de Congo Panela de Barro, de Vitória/ES, passar pelo palco do Centro de Cultura, trazendo ao público canções tradicionais das bandas de congo. A tradição da banda de congo está ligada ao culto, principalmente, a São Benedito e relembra um naufrágio ocorrido no litoral capixaba quando um mastro com a imagem do santo serviu de suporte para um grupo de escravos não se afogarem.

As manifestações religiosas podem variar de acordo com a região, com características ímpares e devoção estendida também a São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. As festas, realizadas por todo o estado por comunidades negras, são acompanhadas por músicas tradicionais das bandas de congo, além da elevação de um mastro em agradecimento ao milagre.

Fundado em 1938 sob nome de Banda de Congo de Goiabeiras, o grupo passou a ser conhecido como Banda de Congo Panela de Barro em 1980, quando a coordenação passou para Arnaldo Gomes Ribeiro, que era proprietário de uma fábrica de panelas de barro em Goiabeiras. A banda foi revitalizada em 2001 pela historiadora nascida em Goiabeiras e filha de paneleiras Jamilda Alves Rodrigues Bento.

Atualmente o grupo é formado por seis devotos: as cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira.

 

(com informações da Prefeitura de Vitória)

Reportagem de Eduardo Godoy

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content