Palestras e contos infantis movimentam crianças e adultos no Flicampos

por Marina Demartini

Quem agitou o segundo dia do Festival Literário Internacional dos Campos Gerais (Flicampos) foi um público “pequeno”, porém muito animado. Crianças entre sete e oito anos de todas as escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Ponta Grossa participaram do festival e da 4ª Feira do Livro no Parque Ambiental.

Nos dias 01 e 06 de maio das 14h30 até 19h30 e entre os dias 02 e 05 das 9h até as 20h, todos os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais e CMEIs visitarão a Flicampos ao invés de ter a rotina escolar. De acordo com Vânia Costa de Oliveira, diretora da Escola Municipal Cyrilo Domingos Ricci, os professores dividiram grupos de oito crianças para cada um monitorar: “Como nós estamos com 48 alunos é preciso esta cisão para eles não se dispersarem”. Ela ainda comenta que a Secretaria de Educação de Ponta Grossa liberou verbas para que os docentes comprassem livros do Festival para as escolas.

O que mais interessou Lilian, Julia, Daiane e Ester, alunas da 3ª série do 1º ciclo, além das histórias infantis no espaço “Hora do Conto”, foram os livros nos estandes: “Nós gostamos muito de ler livros sobre vampiros e aqui tem um monte para vender”. A única reclamação das meninas foi o preço: “Eu achei muito caro”, comenta Lilian. Já Vânia pensa que por ser um Festival Literário será mais fácil encontrar valores acessíveis: “Nós vamos pechinchar, é claro”.

Para Heloísa Pereira, contadora de histórias infantis, o barulho da criançada não atrapalhou a sua apresentação: “O que importa é que os pequenos estão interessados nos contos de encantamento”. Os atores que participam da “Hora do Conto” mudam de turno de duas em duas horas e na parte da noite, entre as 19h e 20h, contam lendas de Ponta Grossa e região para o público adulto.

Além das atrações infantis, como o teatro de fantoches e o playground, também se apresentaram na Praça das Falas o paulista Peter O’Sagae do site “Dobras da Leitura”, o professor de Joinville/SC, Cleber Fabiano da Silva, o escritor curitibano Fábio Guolo e também da capital do Paraná, Geraldo Peçanha de Almeida (UFPR). Às 20h30 terá apresentação do documentário “Lembranças: Causos e Histórias Antigas de Tibagi”, do cineasta Zinho de Oliveira. O local do evento é no Cine-Teatro Ópera e terá a presença do diretor para uma conversa com a platéia.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário