Peça dirigida por Odilon Wagner lança 41º Fenata

Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa lotou os 694 lugares do auditório A do Cine-Teatro Ópera nessa quarta-feira (28/08). A peça, de Mônica Salvador, dirigida pelo ponta-grossense Odilon Wagner e dramatizada por Tânia Bondezan, teve ingressos esgotados três dias antes e foi o lançamento do 41º Festival Nacional de Teatro (Fenata). Com 41 anos de apresentações ininterruptas, o Fenata é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com apoio de parceiros e empresas locais.

Tânia interpreta Anneta Posché, sexóloga búlgara que disserta, com muito humor, sobre dilemas sexuais vividos por casais ao longo da convivência, divididos em oito fases, além de dar dicas de como manter o relacionamento sempre ativo sexualmente. A apresentação contou também com a interação da plateia.

Odilon Wagner, que foi o mestre de cerimônias da noite, agradeceu aos parceiros do Fenata e falou sobre a importância do teatro em sua formação cultural e profissional. “Meus pais sempre me incentivaram a vir ao teatro”, conta o ator e diretor. Ele abordou também a possibilidade de tornar o Festival como internacional. “São 40 mil pessoas esperadas para o próximo Fenata. Vamos melhorar o nível do nosso Festival, que já é excepcional”, disse.

O diretor ainda deu opinião sobre a difusão da cultura. “A primeira das metas mais importantes de um festival é levar a cultura para toda a cidade, principalmente suas periferias”, pontuou. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, atual reitor da UEPG, disse que “a principal razão de um festival assim durar tanto tempo é o público” e agradeceu a todos.

Fenata, um dos principais festivais brasileiros de teatro, vai de 6 a 13 de novembro e reunirá grupos teatrais do país todo em mais de 120 apresentações em teatros, ruas, escolas, creches, asilos, penitenciária e outros locais. As inscrições de grupos teatrais para participação no festival estão abertas via internet até 10 de setembro.

Matéria de Amanda Bueno e Leonardo Carvalho

Nenhum comentário