Peça Herdeiros em Ponta Grossa

Na noite de quarta-feira, 27, os atores Guilherme Leicam, Eliseu Carvalho, Keff Oliveira e Maurício Silveira estrelaram a peça “Herdeiros” no Cineteatro Ópera, auditório A em Ponta Grossa. São quatro irmãos, Leandro, Solano, Marcelo e Ronaldo, que se reencontram no apartamento de sua mãe em Copacabana porque ela desapareceu. Eles fazem um acerto de contas até poderem registrar formalmente o sequestro. A peça aborda assuntos atuais de forma bem humorada. Temas como alcoolismo, adoção, divórcio, traição e homossexualismo são retratados para um público jovem. A peça faz parte do Projeto Jovem Tour, que completa 20 anos. A ideia do projeto é levar o teatro até um público que muitas vezes nunca assistiu a uma peça.

Guilherme Leicam conta que a peça circula pelo Brasil há três meses. A pré-estreia ocorreu no dia 13 de abril em Minas Gerais, estado pelo qual o Projeto passou por quase todo território, chegando também a Bahia, Espirito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e agora Paraná. “O projeto circula pelas escolas no Brasil inteiro, e como tem as férias, então a gente vai dar uma paradinha, mas depois a gente segue”, afirma Guilherme, que diz que em muitas cidades é preciso improvisar o espaço, “existem lugares que não tem teatro e a gente apresenta do mesmo jeito, com a nossa mesma estrutura, a gente improvisa”.

O objetivo do projeto é sair dos palcos principais e conquistar públicos novos em cidades do interior, “é sair dessa área, desse eixo Rio-São Paulo, levar teatro aos que, vamos dizer assim, são menos privilegiados”, fala Eliseu Carvalho. Os atores globais passaram por uma seleção que definiria os atores e seus respectivos papéis. “Francis é um diretor do rio de janeiro, fez o texto esse ano, abriu testes para o elenco, a gente entrou”, afirma Keff Oliveira.

O público interagiu com os atores durante e após a peça, momento em que muitos esperavam, os atores reservaram um tempo e atenderam todos aqueles que gostariam de tirar fotos e ganhar autógrafos. As estudantes Luana Martins, 13, Bruna Boratto,13 e Eduarda Rogalla, 13 gostaram da peça e dentre os atores Guilherme Leicam foi a preferência das três. As meninas já conheciam o trabalho dele, principalmente na novela, segundo Eduarda. Elas não conheciam o projeto e vieram prestigiar porque foram até seu colégio divulgar a peça.

Marina Scheifer, estudante do Colégio Sagrada Família, achou que a peça seria muito mais engraçada, disse que foi muito bom, mas ficou um pouco decepcionada. Ao fim do espetáculo dois ingressos foram sorteados para um jantar com os atores, as ganhadoras foram Larissa Guimarães Valentim e Veronica Guttosky, ambas as estudantes do Colégio Sagrada Família. Elas gostaram muito da peça e disseram estar bastante ansiosas para o jantar. “Estou muito nervosa, ansiosa, estou tremendo muito”, afirma Larissa.

Sobre o assédio das fãs, Eliseu conta que, antes de começarem a peça, invadiram o camarim. Ele diz que é um carinho gostoso, além de ser um retorno do trabalho que fazem. Guilherme completa: “Isso é sinal de que estão gostando, que nosso trabalho está repercutindo”.

Reportagem por: Gabrielle Rumor Koster e Rafaela Oliveira dos Santos

Nenhum comentário