Peça Translúcido estreia 47º FENATA

O Festival Nacional de Teatro (Fenata) iniciou suas apresentações nesta terça-feira (22) com a obra ‘Translúcido’ da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, da cidade de Itapira (SP). O espetáculo aconteceu no Cine-Teatro Ópera. A peça foi selecionada para a abertura do festival por ser considerada inovadora e contemporânea e teve ampla presença de público. Além da peça inaugural, durante a tarde foi lançado o projeto “Artes sem limites”.
Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Augusto Krum, o apoio à arte e
à cultura traz às pessoas um modo de pensar diferente. As apresentações
serão realizadas em diversos espaços e podem despertar o interesse e
encanto do público. Para o vice-reitor “arte no Brasil é um desafio tanto
financeiro quanto conceitual”.
Em 2018 o Fenata teve a participação de aproximadamente 22 mil
pessoas em seus diferentes espaços. Já para este ano o festival terá
apresentações nas ruas, CMEIs, escolas, e presídios. As mostras trazem o que há de mais novo no teatro brasileiro.
Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais da UEPG, afirma que o
Fenata tem grande importância por ser o festival mais antigo do país e
considerado parte da tradição da cidade. Na concepção dela, o Fenata trata de desconstruir preconceitos, trazer reflexões, problematizações e conhecimento artístico diverso. Borsoi acrescenta que algumas das maiores atrações de todos os palcos de teatro do país participarão do evento.

A peça

Translúcido, do diretor Valner Cintra, é uma peça teatral não verbal que
se utiliza de músicas, ritmos e sons diversos para envolver o espectador. A
obra é composta de formas animadas que fogem dos padrões de teatro já
conhecidos. O título da peça quer dizer “aquilo que atravessa a luz”, sendo um diálogo com a luz e os materiais translúcidos usados nas cenas.

O espetáculo mescla bonecos, visualidade, performatismo e sonoplastia. Possui paisagem melódica, sendo a trilha tão importante quanto o ator. Tem inspiração nas artes visuais. As cores são trabalhadas entre os tons vermelho, azul, lilás e engloba elementos na cor amarela. A luz desempenha importante função na construção do cenário estético, que apresenta objetos naturalmente cotidianos, ocupando lugares que não são deles. As músicas tocadas durante o espetáculo são eletroacústicas e melódicas. A peça gera no espectador uma leitura individualista, que tende a fugir do campo do entendimento comum, sendo que não existe nenhum perfil psicológico por trás. Assim como não há apenas uma leitura aceitável sobre a obra, o intuito é surpreender e não criar um sentido lógico coletivo.

Para o mestrando em Matemática e também ator, Renan Guimarães, a peça trata de um acidente radioativo e todas as suas possíveis consequências, por conta das placas, cores, deformação e de corpos. Já para Everton Eduardo, auxiliar administrativo, a peça tem grande valor simbólico para o atual cenário político do país, pois apresenta nitidamente questões como gênero, formação do homem social e construção dos papéis masculinos e femininos. Ele também ressalta que o teatro é uma forma de resistência para toda vez que a sociedade se torna mais opressora.

Próximos dias do Festival

O festival acontece até o dia 27 de outubro e reúne 99 espetáculos em seis diferentes mostras. A mostra competitiva é composta pelas categorias Infantil e Adulto. Os ingressos da categoria Adulta e da mostra Telmo Faria custam R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia-entrada, e estão à venda no Cine-Teatro Ópera, na sede da Proex e online neste site porém tendo uma taxa adicional de R$ 7,00.

Na Mostra Adulto as apresentações acontecem todas as noites no Palco A do Cine-Teatro Ópera, às 20h. Na quarta-feira (23) a mostra Adulto recebe o espetáculo “Queijo & Goibada, das canções que você não autorizou para mim” da Companhia Cênica de São José do Rio Preto/SP. As apresentações da Mostra Telmo Faria acontecem de quarta-feira ao sábado às 22h no auditório B do Cine Teatro Ópera. O espetáculo que abre a categoria na quarta-feira(23) será “Eldorado” do Grupo de Eduardo Okamoto da cidade de Campinas/SP.

A Mostra Infantil tem entrada gratuita e acontece no Cine-Teatro Pax a partir da quinta-feira(24) com o espetáculo “Ói Lá Inezita” da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, às 14h.

A Mostra Campos Gerais, também com entrada franca, reunirá grupos
locais e da região, inscritos, convidados ou voluntários. O primeiro espetáculo será “Arara, Grelha e Pinhão até quando existirão” do Grupo Flogisto de Ponta Grossa, que se apresenta às 14h no Cine-Teatro Pax. Escolas públicas ou particulares interessadas em participar da Mostra Infantil e Campos Gerais podem se inscrever pelo site www.uepg.br/fenata .

A Mostra Especial tem o objetivo de levar o teatro até as pessoas impossibilitadas de irem até o teatro, o Fenata levará os cinco espetáculos: “O Grande Mágico” do Grupo No Mundo da Lua, “Ciranda de Histórias” do Grupo Girolê Produções Artísticas, “Mentirosos” da Cia. Teatro Porão, “Lá vem Poesia” do Grupo Cirandela e “Extrambólico” do Grupo Fale Circo a diferentes instituições, como APAE, CMEIs, Escolas Estaduais e Municipais, Asilos, Creches, Caps, presídios, entre outros.

O teatro de rua acontece em diferentes espaços da cidade, tendo início na quinta-feira(24) às 10h30 no Terminal Central com a peça “Casa de Farinha do Gonzagão Teatro Baile” do Grupo CTI – Cia Teatro da Investigação, de São Paulo/SP. Na Praça Floriano Peixoto, Os Palhaços de Rua de Londrina/PR apresentam a peça “Vikings e o Reino Saqueado”, às 10h30.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário