Texto por Lorena Panassolo
O Museu Campos Gerais, em parceria com o curso de Jornalismo da UEPG através do projeto de extensão Lente Quente, trouxe a Ponta Grossa o fotógrafo Victor Moriyama. A palestra “Periferias do olhar”, que abriu a 17ª Semana Nacional de Museus, aconteceu na sexta-feira (10) no Auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais, às 14h.
Formado em audiovisual, o fotojornalista já trabalhou em diversos veículos como Folha de S. Paulo, El País eNational Geographic. Em seus trabalhos, já cobriu tragédias como a de Mariana e Brumadinho, fez diversas produções nas periferias do país, além de retratos de oito mulheres refugiadas para a exposição fotográfica Vidas Refugiadas. Durante a palestra ele falou sobre as experiências nos locais onde atuou, do trabalho como freelancer e explicou que a “técnica vem com a prática” e que a fotografia “é um trabalho diário”.
Em um dos momentos mais marcantes do bate-papo, Moriyama contou da experiência de um trabalho que reuniu fotos e vídeos de um grupo de meninos que “surfavam” em ônibus em Olinda/PE. Ele explicou que pretende dar continuidade a este trabalho para trazer mais da vida pessoal desses meninos e das suas histórias atualmente.
Além de falar da carreira como fotógrafo, durante toda a palestra ele deu dicas, respondeu perguntas e ofereceu alguns exemplos de como pensar em uma boa fotografia de uma maneira divertida e descontraída.
Nenhum comentário