Peter Burke abre o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários

O Grande Auditório da UEPG Centro lotou na última terça-feira (08) durante a abertura do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários. O evento, que acontece entre os dias 08, 09 e 10 de maio, visa o debate da biblioteconomia na região. A abertura do primeiro dia contou com apresentação musical do projeto “Música nos Campos Gerais” e palestra do historiador inglês Peter Burke, professor da Universidade de Cambridge, sobre bibliotecas.

A organizadora do evento e bibliotecária Maria Lucia Cazarin relata como uma grande conquista para a Biblioteca contar com a participação de Peter Burke. “O pesquisador é reconhecido mundialmente. Além de ser um professor de universidade, é um escritor”, explica Maria Lucia.

Como diretora da Biblioteca da UEPG, ela diz que trabalha desde 2014 buscando uma biblioteca participativa e cidadã. “Temos que ter espaços aconchegante, culturais, que agreguem pessoas e possibilitam a troca de conhecimentos”, defende a bibliotecária ao discutir a importância da biblioteconomia, assunto principal do evento.

A grande atração da noite foi a presença de Peter Burke com a palestra “The Idea of Library: the last 500 years”. Para que houvesse comunicação entre o professor e o público, a organização disponibilizou tradução ao vivo. Segundo a assessoria de Peter Burke, ele se mostrou animado com o convite para participar do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários, pois atualmente suas pesquisas tem relação com bibliotecas e arquivos. Após a palestra, Peter respondeu às perguntas do público.

A bibliotecária Bruna Bonini, participante do Encontro, observa que para ela o evento é enriquecedor, pois exalta o trabalho de todos os bibliotecários e apresenta ideias inovadoras para agir na biblioteconomia. Além disso, destaca que a luta dos bibliotecários se dá em maior parte pelos embates financeiros. “Por exemplo, para promover um curso de aperfeiçoamento não tem dinheiro e precisa correr atrás, deveria ter mais investimento neste setor”, reclama Bruna, que confirmou presença durante os três dias de evento.

Foto: Ingrid Petroski/Foca Foto

Ao término do evento os participantes foram convidados para um coffee break. O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários encerra com palestras nesta quinta-feira (10). Para mais informações acesse encontroprbibliotecarios.com.br.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário