Prática artística conta história da música erudita

Nesta quarta-feira, 18, o Conservatório Artístico Musical Maestro Paulino Martins Alves abriu as portas no período da tarde e noite para a ‘’Apreciação Musical’’. O objeto da prática artística foi apresentado pelo professor Felipe Pinheiro, graduando em violino por Belas Artes e teve como meta aproximar as pessoas da música erudita.

A atividade teve início com uma síntese sobre o desenvolvimento da música clássica durante os séculos. Felipe explicou a polifonia no Período Barroco, juntamente com o canto gregoriano. Na sequência a palestra abordou diferentes escolas artísticas, como o Classicismo, o Romantismo, até chegar no Período Contemporâneo. “Esse estilo de música é importante para população e deve ser mostrado com mais frequência porque para conhecermos as músicas atuais, precisamos apreciar músicas do passado”, afirma.

Como várias outras professoras da capacitação de escolas municipais, Mariângela achou essa aula muito proveitosa, já que souberam um pouco mais sobre o assunto desde os seus primórdios. O evento também abordou a importância da música no desenvolvimento humano. “Os bebês dentro da barriga de suas mães já deveriam ouvir, pois queira ou não, (a música) pode influenciar nos seus futuros comportamentos’’, comenta a professora.

Felipe lamenta por não existir tanto interesse por parte da população e diz que uma das possíveis causas é a nossa própria cultura, além da mídia. “Os meios preferem muito mais divulgar um show sertanejo do que um musical clássico’’. Segundo o professor, outro motivo que faz da música erudita quase inacessível para a população em geral é a falta de incentivo nas escolas públicas. Uma das metas das atividades abertas à comunidade é preencher essa lacuna. Todas as quarta-feiras professoras de escolas municipais participam das práticas culturais do Conservatório.

Para Felipe, a apreciação traz e desperta benefícios nos indivíduos que mantêm isso como hábito. “Eles (os benefícios) podem ser intelectuais, racionais, históricos ou emocionais”, explica. Ao comparar o estilo secular com as músicas que escutamos hoje, o professor é crítico. “A música secular traz motivação e idéia e as atuais têm se estragado por evoluir muito mais por ganância e pelo modismo transmitido pela mídia, já que as pessoas são facilmente influenciadas’’.

O encontro contou com 26 pessoas, sendo a maioria professoras ou alunos do próprio conservatório. A entrada é franca e aberta à comunidade. As aulas podem ser assistidas todas as quartas-feiras às 14h20 ou às 20h, no Conservatório.

Reportagem de Mariele Morski

Nenhum comentário