Premiações encerram o último dia do 32º FUC

A premiação dos vencedores do 32º Festival Universitário da Canção (FUC) ocorreu na noite deste sábado (15) no Cine Teatro Ópera. Os 12 finalistas das etapas nacional e regional se apresentaram no último dia do evento e concorreram às categorias de prêmio popular, melhor letra, melhor interprete e júri popular.

O primeiro lugar ficou com a música “Silêncio do rio”, da dupla Aduar de São João del Rei/MG, que recebeu um troféu e mais 3,5 mil reais. O cantor e autor da música “Turbilhão”, Lucas Madi, ganhou o segundo lugar. O terceiro lugar foi para a banda A Vera de Ponta Grossa/PR com a música “Maçã”, vencedora da etapa regional. As músicas “O sal”, por Zebeto Corrêa, e “Neve em Itamaracá”, interpretada por Bruno Konde e Kleber Serrado, foram premiadas com o quarto e o quinto lugares.

O prêmio de Melhor Interprete foi para “O silencio do Rio”. A música “Transbordar”, letra de Bruno Kohl, ganhou o prêmio de Melhor Letra. Nessas categorias, a premiação foi de um troféu e mais 500 reais. A música “Maçã” recebeu um troféu pela categoria de Júri Popular, atribuído pelos votos do público.

Banda A Vera apresenta a música “Maçã”, que conquistou o terceiro lugar na Etapa Nacional e também a categoria Júri Popular. Foto: Ana Moraes

Com 60 anos de carreira, o maestro e compositor Wagner Tiso realizou uma apresentação musical nos estilos de jazz a MPB, antes das premiações finais. De forma intimista, o músico proporcionou um concerto de piano. O show contou com a participação de India Tiso, filha de Wagner, que junto ao cello de Marcio Malard cantou e mostrou sua paixão pela música.

No público, Adriano Silva, pai da vocalista da banda A Vera, diz se sentir orgulhoso em ver a filha recebendo a premiação de terceiro lugar e do Júri Popular. Ele participa há vários anos do FUC e relata sobre a importância da cultura e da educação como formas de melhorar o país. “Como vários artistas falaram aqui, infelizmente no Brasil parece que a cultura e a educação estão ficando em segundo e terceiro planos. Eventos como esse podem resgatar muita coisa”.

O músico Zebeto Corrêa se sente feliz por ter se apresentado do festival e ter ganhado o quarto lugar. “Eu fico feliz não é pelo prêmio não. Fico feliz pelo festival ter sido tão bonito, com tanta música bonita. Quando eu desci do palco e parei de cantar, vi que passei meu recado. Premiação é o de menos”. Ele participa do FUC há dez anos e em 2005 ganhou o primeiro lugar da Etapa Nacional. “Alguém tem que segurar a bandeira da cultura nesse país. Nós estamos sendo governados pela maldade”, diz. Para o músico, é a cultura que faz o país sobreviver.

Os ganhadores do primeiro lugar, Thobias Jacó e Gabriel Corrêa são estudantes da Universidade Federal de São João del Rei e foi a primeira vez que participaram do FUC. A dupla comenta sobre a importância de transmitir em sua música a crítica aos crimes ambientais do país. “É um reconhecimento da importância de tratar desse tema dos crimes que tão acontecendo em relação à Vale e à Samarco. Esses crimes da lama tem uma grande possibilidade de continuarem acontecendo”, analisa Thobias.

Gabriel também fala sobre a abrangência de diversas culturas do país presente no FUC. “A gente faz um grande intercambio aqui. Com todos os participantes deste festival, cada um de um lugar do Brasil. Gente daqui, gente de São Paulo, gente de Minas e é muito bom fazer essa troca”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário