por Eduardo Godoy
A presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), Sônia Maria Ditzel Martelo, lançou a quarta edição do livro Ramalhetes Princesinos. A obra, organizada por Sônia, reúne poesias de diversos autores de Ponta Grossa e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento aconteceu na noite de sexta-feira, 30, no Centro de Cultura.
Além do lançamento, houve apresentações artísticas, como declamação de poesias e exibição da Banda Marcial do Colégio Sant’ana. Foi servido ainda um coquetel aos presentes, majoritariamente escritores da cidade. O bate-papo descontraído foi permeado, justamente, de muita poesia. O livro estava à venda por R$ 30, mas foi distribuído em grande parte aos autores que fizeram parte da compilação.
Sônia Maria Ditzel Martelo
Professora aposentada, poetisa clássica e moderna, compositora em língua italiana, cronista e trovadora. A presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) já recebeu diversas premiações, que somam mais de 400 no Brasil e no exterior. É Membro-Fundador Perpétuo da Academia de Letras dos Campos Gerais (cadeira nº 04 – patrono Álvaro Augusto Cunha Rocha) e Diretora Cultura do Centro de Cultura Italiana Dante Alighieri, de Ponta Grossa. É ainda Cidadã Benemérita de Ponta Grossa desde 1995 e Comendadora da Ordem JK de Mérito Feminino, de Brasília (DF). Em 2007 destacam-se o Prêmio Carola Calligaris Boá, como melhor compositora – votação popular, realizado por Maurício Vendramin, do Programa Biss. Além disso, recebeu o Troféu Anita Philipowski, da Semana de Cultura Bruno e Maria Enei, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa. Recebeu também o Título de Magnífica Trovadora, outorgado pelo Centro de Trovadores Capixabas, de Vitória (ES). Lançou ainda o CD ‘Noi Due Innamorati’, com letras em idioma italiano de sua autoria e melodia do cantor lírico Fernando Munhoz, seu parceiro musical.
Nenhum comentário