Primeiro dia da Conferência de Cultura debate profissionalização

A 20° Conferência Municipal de Cultura teve início na noite de quarta-feira (03) com a apresentação do Coordenador do Sistema Estadual de Museus (COSEM) Renê Wagner Ramos, que trouxe alguns dados referentes aos editais propostos pelo Governo do Estado do Paraná nos anos de 2014 e 2017. Renê ainda comentou sobre os objetivos do Governo para a Cultura no Paraná em 2019.

Renê concedeu entrevista ao Cultura Plural antes da Conferência. Pudemos debater sobre os planos de ação do Governo para Cultura no estado. Segundo o coordenador, os profissionais que estão diretamente envolvidos com a cultura no Paraná precisam de orientações para o desempenho das funções. “Temos o objetivo de levar a nossa expertise para o interior. Sair da capital é uma das metas para este ano. Precisamos trazer os profissionais para mais perto da Secretaria de Cultura”, aponta.

Durante este ano estão programadas algumas oficinas e seminários para a capacitação dos profissionais atuantes nos museus. As ações serão abertas ao público. Entre as atividades está prevista uma oficina de curadoria para gerar mais profissionais desta área pelo interior do estado. “Precisamos pensar no futuro. Gerar curadores nos museus vai melhorar a qualidade, e com isso vai gerar mais público”, destaca Renê.

Conselho Municipal de Política Cultural

Após a apresentação de Renê Wagner, os conselheiros de Política Cultural de Ponta Grossa Hélcio Kovaleski e Rafael Schoenherr apresentaram alguns dados sobre a atuação do conselho na gestão de 2017-2019.

O cenário não é dos melhores para o CMPC. Das 7 cadeiras no Conselho apenas 3 terminam a gestão com representantes. Música, Teatro e Cine-foto-video. As demais estão ‘descobertas’ por conta de ausências nas reuniões por parte dos conselheiros. Literatura; Artes Visuais; Dança e Circo; e Artes e Manifestações Populares não possuem mais representantes neste fim de gestão.

Os conselheiros apresentaram as informações sobre o Fundo Municipal de Cultura e também sobre a participação da população nos editais propostos pelo CMPC.

As informações detalhadas constarão na reportagem do último dia da 20a Conferência Municipal de Cultura.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content