Professores da UEPG participam do Projeto MIGRA

No último mês de abril, teve início o Projeto MIGRA. O objetivo do projeto é estabelecer um diálogo sobre as vivências da migração nos dias atuais. Com a participação de mais de 80 escritores, artistas, cineastas, dramaturgos, ilustradores, pesquisadores e atores, o projeto permanecerá ativo entre abril e outubro de 2021, promovendo debates, leituras, encontros e lançamentos de livros durante o período. O projeto nasceu de uma parceria entre universidades brasileiras e internacionais, inclusive a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A UEPG será representada por docentes de diferentes áreas no projeto. A professora Keli Cristina Pacheco, do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Literatura, é uma das participantes da comissão organizadora do evento. As atividades dos próximos meses terão a presença de mais professoras da universidade. Pacheco explica que sua participação é decorrente de seu trabalho de pós-doutorado sobre literatura brasileira e a presença do exílio na linguagem de algumas obras contemporâneas na Sorbonne Université, em Paris.

A professora relembra que durante seu pós-doutorado pode entrar em contato com interesses comuns de trabalho. Neste contexto, Pacheco conta que ao acompanhar aulas e eventos na Sorbonne pode se aproximar do professor Leonardo Tonus e conhecer colegas de universidades estrangeiras. Ela destaca que a ideia inicial do projeto era organizar um evento acadêmico curto, mas se transformou, por iniciativa do professor Leonardo, em um projeto mais amplo. “O grupo percebeu que no contexto atual repensar paradigmas críticos se tornou ainda mais urgente, uma vez que a crise migratória permanece, e inclusive se complexifica diante da pandemia”, ressalta.

Os encontros do projeto são realizados através do canal no Youtube e no Facebook do Migra e permanecem disponíveis nas plataformas para ver quando quiser. O encontro “Solidão das memórias (i)migrantes” abre os debates do mês de maio no próximo sábado (08), às 11 horas, com a escritora Dalila Teles Veras. A programação deste mês prevê discussões sobre “Refúgio e direitos humanos”, sobre pós-memória e autobiografias migrantes, entre outros.

Pacheco frisa a importância de ouvir e dialogar com escritores, artistas, cineastas e pesquisadores. “É fundamental para construirmos um olhar mais humano sobre questões que envolvam a migrância”, conclui a professora.  Veja a programação completa abaixo e confira mais detalhes através do site  Projeto Migra.

Sábado, 8 de maio
“Solidão das memórias (i)migrantes” (11h Brasil)
“Refúgio e direitos humanos” (13h Brasil)

Sábado, 15 de maio