Projeto de lei ameaça o futuro da TV Educativa de Ponta Grossa

Depois de pouco mais de duas décadas de funcionamento, a TV Educativa de Ponta Grossa (TVE/PG) pode chegar a seu fim com as alterações propostas pelo Projeto de Lei (PL) nº 339/2021, que altera a Lei nº 6.801/2001 e realiza modificações na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). A moção foi apresentada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa em dezembro de 2021, com a justificativa de cortar gastos.

No entanto, o fechamento da TV Educativa na pratica não diminui tantas despesas, o que coloca em questão a economia sugerida pela Prefeitura. Segundo a prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt (PSD), a TV Educativa custa quase R$ 2 milhões anuais ao município. Porém, segundo dados disponíveis no Portal de Transparência da Prefeitura, no ano de 2021 foram repassados o total de R$ 1.370.078,63 à Funepo, sendo R$ 1.164.137,13 destinados ao pagamento de pessoal. Contudo, mesmo com o encerramento da TVE/PG, esse valor continuará sendo pago aos funcionários concursados, que deverão ser transferidos para outras funções. Dessa forma, em vez de 2 milhões de reais, na prática o município estará economizando apenas cerca de 206 mil reais.

Além disso, a TVE/PG é um importante instrumento de informação e serviços à comunidade, fato que provocou a manifestação de diversos grupos e entidades em defesa à TV pública. Segundo o professor universitário e membro da Funepo, Marcelo Bronosky, mesmo com a precarização que tem sofrido durante as últimas gestões, a TV Educativa continua cumprindo um valioso papel na cidade, sendo útil aos cidadãos. Exemplo disso é o programa ‘Vem Aprender’, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município. “O programa garantiu um apoio educacional às crianças do Ensino Fundamental no ano da pandemia, quando estavam isoladas, sem poder frequentar as escolas. Isso manteve uma oferta de conteúdo que foi viabilizada pela TV”, explica o professor.

Uma perda para a cultura

A TV Educativa também é um importante espaço para produções culturais da cidade, que perderiam o destaque que conquistaram por meio da TV pública. Segundo a contadora de histórias e apresentadora do programa “Bando da Leitura”, Lucélia Clarindo, a TV Educativa proporciona importantes experiências aos cidadãos de Ponta Grossa, inclusive às crianças. Em seu programa, Clarindo convidava crianças da cidade e da região para visitarem o estúdio e compartilharem suas experiências com a leitura. “Quem sabe, no futuro a criança se interesse em conhecer melhor, ter uma profissão. A experiência dá a ela o direito de ser cidadã e exercer a cidadania, de conhecer um espaço cultural”, explica a contadora de histórias.

Para o produtor musical e apresentador do programa “Hip Hop PG”, Ismael Alves dos Santos, conhecido pelo nome artístico de Gueg, a TVE/PG abriu as portas para a divulgação da cultura hip hop e teve um grande peso em relação ao modo como o cenário musical da região foi percebido pela população. Segundo o produtor, o fechamento da TV Educativa com o PL nº 339/2021 seria uma derrota para a cidade: “As pessoas são muito carentes de cultura, e a gente precisa fazer com que a cultura chegue na casa das pessoas para que não fiquem alienadas culturalmente. Se a gente perder a TV Educativa, vai ser muito pobre para a cidade”, analisa.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa rejeitou no dia 2 de março a moção de apelo nº 031/2022, que solicitava a retirada de pauta do PL nº 339/2021. A moção, de autoria do vereador Izaías Salustiano (PSB), teve 10 votos contrários, enquanto 6 foram favoráveis.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário