A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) e parceiros, a primeira edição do Projeto Parques e Praças no último domingo de setembro (26), das 8 às 12 horas. A programação contou com jogos recreativos esportivos, mini torneios e apresentações musicais no parque Monteiro Lobato. As inscrições para participação são gratuitas e realizadas no local e os torneios contam com premiações. O evento estava previsto para acontecer no final de agosto, mas foi adiado por conta de questões climáticas.
O Projeto Parques e Praças surgiu com a intenção de incentivar o uso de locais de lazer da cidade e promover atividades físicas e culturais para a população. Segundo Marcos Raash, secretário de Esportes de Ponta Grossa, o objetivo do evento é oferecer divertimento ao público diante da retomada de eventos recreativos, após a diminuição de restrições do isolamento social, devido ao progresso da vacinação na cidade. “Queremos tornar acessíveis à comunidade os projetos e programas que ensinam a iniciação esportiva, também firmar parcerias com a Fundação de Cultura para apresentações da Banda Lyra dos Campos e com a Secretaria de Saúde, para medição de glicemia e pressão arterial, além de auxiliar na geração de emprego e renda com a participação dos Food Trucks”, explica.
O evento dispôs de atividades esportivas, como: mini vôlei, mini basquete, mini futsal, xadrez, circuito de vôlei de praia, desafios de embaixadinhas e patins, além de promover uma oficina de kickboxing com a participação da atleta Nicole Halles, atual campeã brasileira de kickboxing sub-17. Também incentivou a prática de exercícios aeróbicos como orientação de caminhada e aulas de ioga.
De acordo com o estudante Bruno Taques, que participou da primeira edição do projeto, é necessária a realização de ações como essa, devido à situação vivenciada atualmente. “Vínhamos sentindo falta desse tipo de coisa faz muito tempo. É legal chegarmos no parque e vermos toda essa movimentação e encontrar novamente pessoas realizando eventos esportivos”, completa.
Segundo o coordenador do evento, Fernando Pereira Pinto, as exigências sanitárias para contenção da propagação da Covid-19 durante a realização da primeira edição do Projeto Parques e Praças foram seguidas a partir do uso de máscaras, distanciamento social e a higienização das mãos. A próxima edição do projeto, de acordo com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, ainda ocorrerá neste mês de outubro, porém a data ainda será definida.
Nenhum comentário