Nesta quinta-feira, 15 de março, estreia na cidade o projeto “Diálogos de Ponta”, iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura e Turismo que pretende promover debates na área cultural. Com embasamento na literatura e enfoque em diversas áreas da cultura, os encontros irão contemplar o cinema, os quadrinhos, a história da arte, o humor, o jornalismo, entre outros temas.
O programa foi proposto e organizado pelo professor Bruno Scuissiatto, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Estão previstas atividades em toda terceira quinta-feira do mês, no período de março a dezembro, deixando apenas julho – época de férias – de fora.
Bruno, que leciona nos colégios Master e Sagrada Família, além de manter uma coluna noCultura Plural, conta que para cada um desses encontros está convidado um especialista em alguma área da cultura, escolhido por ele. “Tentamos fazer algo que fosse aberto para a comunidade, sem perder o rigor crítico acadêmico. Para isso, teremos jornalistas, cartunistas, professores e historiadores regendo as discussões”.
Sobre o funcionamento do debate, Alfredo Mourão, responsável pelo setor de literatura da Secretaria de Cultura, explica que está planejada uma fala prévia do convidado, que dure em torno de 50 minutos. A partir daí, o espaço deve ser aberto para perguntas e comentários do público, com o objetivo de estabelecer um diálogo.
Segundo Alfredo, essa ideia surgiu de um projeto anterior. Em 2010, o SESI (Serviço Social da Indústria), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu o “Expedições pelo Mundo da Cultura”, um programa trazido de São Paulo. O “Expedições” era focado exclusivamente em literatura e contava com um curador do próprio SESI, que, por problemas de saúde, não pode continuar o trabalho em 2011. “Assim, depois de um ano com tudo parado, estamos começando o‘Diálogos de Ponta’, como um projeto semelhante, mas mais interno e não exclusivamente literário”.
Para esta quinta-feira, o convidado será o escritor e jornalista Luiz Andrioli. Pós-graduado em Cinema, mestre em Letras e editor-chefe de conteúdo da RICTV Record, Andrioli irá falar sobre o tema “Quando a arte encanta o jornalismo”.
O encontro tem início às 19 horas, no Centro de Cultura (rua Dr. Colares, 436, Centro). Toda a comunidade está convidada a aparecer por lá, para compartilhar um pouco de reflexões e conhecimentos sobre o campo da cultura. “Não sabemos se será possível continuar o projeto no ano que vem, mas o que estamos fazendo tem tudo para dar certo, vale a pena assistir”.
Toda a programação prevista para o ano de 2012 pode ser acessada no site do Cultura Plural, na nossa Agenda Cultural.
Reportagem de Rubens Anater
Nenhum comentário